Taxistas pedem taxação do Uber, “conquistado” por assessor de Gilson

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de junho de 2018 às 10:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Luiz Frei, homem de confiança do prefeito, afirmou em redes sociais ser o responsável pelo serviço em Franca

Um grupo de taxistas compareceu na Câmara Municipal de Franca, na manhã desta terça-feira, para reclamar da atuação do UBER na cidade. 

Os motoristas afirmam que a receita tem caído desde a chegada do serviço e apontam para uma eventual concorrência desleal.

Os profissionais afirmaram que os motoristas do UBER, que trabalham via aplicativo, não pagam os mesmos tributos e taxas que os taxistas formais e que, por isso, podem oferecer serviços a preços menores.

Outra reclamação é que os motoristas do UBER, além de atender por aplicativo, estão recolhendo passageiros nas ruas, o que seria atribuição dos taxistas. 

No último fim de semana, profissionais das duas categorias teriam se desentendido durante um evento no Castelinho. 

Também afirmam que muitos motoristas do UBER moram fora de Franca e vêm à cidade apenas no fim de semana para fazer corridas, o que estaria desestabilizando o movimento dos taxistas.

Os vereadores explicaram que não se trata de uma atribuição do Poder Legislativo a regulamentação ou taxação do UBER e intermediaram uma reunião entre o grupo e a Secretaria de Segurança e Cidadania nesta quarta-feira, às 10h30.

“O secretário Carlos Gatti vai receber os taxistas, vou participar também, assim como os demais vereadores estão convidados, em busca de uma saída para isso e se preciso for vamos nos reunir também com o prefeito Gilson de Souza. O importante será acharmos uma solução”, afirmou o vereador Tony Hill (PSDB).

A situação é curiosa, uma vez que Luiz Frei, homem de confiança de Gilson de Souza, que chegou a trabalhar no gabinete do vice-prefeito, nomeado por Gilson, afirmou em redes socias que foi o articulador para a vinda do UBER para Franca. 

Junto com o serviço, que na verdade chegou naturalmente à cidade, pode vir uma carga de desgaste ao chefe do Executivo local.


+ Política