Tambaú comemora decreto que torna Padre Donizetti venerável de Deus

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de outubro de 2017 às 10:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sinos da igreja também tocaram durante toda manhã. Vaticano analisa pedido de beatificação

Com fogos de artifício e orações, Tambaú (SP) comemora o reconhecimento do seu filho mais ilustre, o Padre Donizetti, com o título de venerável de Deus. O decreto assinado pelo Papa Francisco foi divulgado nesta terça-feira (10) e divulgado pelo Jornal da Franca com exclusividade na quarta-feira (11), 

Assim que a informação se espalhou na cidade de 22 mil habitantes, muitos fiéis foram para o santuário do padre Donizetti para fazer orações. Muitas pessoas estavam emocionadas. Durante toda a manhã, os sinos da igreja tocaram e houve queima de fogos de artifício em várias partes da cidade. 

Veja a publicação exclusiva do Jornal da Franca:

Papa Francisco reconhece virtudes heroicas de Padre Donizete Tavares de Lima​

Beatificação

O padre Donizetti Tavares de Lima nasceu em Cássia (MG), em 3 de janeiro de 1882, foi ordenado padre em 1908 e morou os últimos 35 anos de sua vida em Tambaú, até falecer em 16 de junho de 1961, aos 79 anos.

Desde 2009, a Igreja Católica analisa o pedido de beatificação do padre. Com a abertura do processo, os restos mortais do padre foram transferidos de Tambaú para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Antes de receber o título de venerável, ele era considerado ‘servo de Deus’. A lápide que ainda está no santuário e que contém essa inscrição deverá ser trocada para “venerável”. 

Significado do título

O título de “venerável” é o último passo antes de o sacerdote ser beatificado. Segundo o pároco de Tambaú, padre Anderson Godói de Oliveira, o título significa que a Igreja Católica reconheceu as virtudes heroicas do padre.

Ainda segundo o padre, o Vaticano precisa reconhecer um milagre realizado pelo Padre Donizetti para que ele seja beatificado, ou seja, ser reconhecido como santo. “Ele se torna beatificado para toda a nossa igreja, que vai nos auxiliar nesse reconhecimento de santidade a ser imitado”, explicou Oliveira.


+ Religião