Taekwondo realiza exame de faixa e vários lutadores obtêm nova graduação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de dezembro de 2017 às 01:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mestre Valdir Ribeiro Malta avaliou individualmente seus lutadores e orientou o exame de faixa

Dezenas de lutadores de taekwondo de Franca viveram um momento diferenciado na tarde deste sábado, quando realizaram exames de faixa e receberam a graduação para ascender dentro da modalidade.

O evento acontecerá na Academia Hwarang, que fica na Rua Washington Luiz, na Cidade Nova, e é comandada pelo mestre Valdir Malta, que atua há mais de 40 anos como lutador de taekwondo e ensinando a arte da luta.

A equipe de Valdir representa Franca em diversas modalidades, como Jogos Regionais e Jogos Abertos e participa de campeonatos, com apoio da FEAC – Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca. O mestre mantém frentes diferentes de aprendizado, passando pela formação de atletas e indo até a prática do esporte em alto rendimento.

A graduação foi definida como um momento diferenciado para os praticantes de artes marciais. “É quando ele coloca à prova seus conhecimentos, adquiridos nos treinamentos diários, e busca uma nova etapa na prática do esporte”, disse o mestre.

E não faltou puxão de orelha após o exame. Valdir cobrou mais envolvimento e empenho dos atletas que passaram pelo exame de faixas. “É preciso chegar aqui com garra, com vontade, para buscar a graduação. Vou cobrar isso de todos nos treinos”, disse o faixa preta.

Valdir explicou ainda que o taekwondo não é praticado somente por atletas com potencial de competição, mas que qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou condicionamento físico, pode frequentar as aulas. 

“Cada aluno tem seu ritmo e isso é respeitado. O esporte fará bem em qualquer situação”, concluiu Valdir, que é técnico das equipes masculina e feminina da cidade, que contam com apoio financeiro da Prefeitura de Franca, via FEAC.


+ Esportes