Taekwondô francano tem graduação e promove oito novos atletas faixas pretas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de janeiro de 2018 às 08:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dois outros lutadores, já faixas pretas, alcançaram o segundo grau após rigoroso exame

O final do ano passado foi ​especial para dez lutadores de taekwondo de Franca. Foi realizado, pela Academia Hwarang, o evento de exame técnico para a graduação de oito atletas para a faixa preta da modalidade.

Outros dois lutadores, que já são faixas pretas, realizaram as avaliações para também avançarem na hierarquia da arte marcial coreana e obterem o segundo dan. São eles: Richardo Ferreira Freitas e Lucas Ferreira Malta.

O evento será comandado pelo mestre Valdir Ribeiro Malta e foi coordenado pelo presidente da Fetesp (Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo), Yoe Jun Kim, autoridade máxima da modalidade em território paulista.

Valdir disse que é um momento único na vida de um lutador alcançar a faixa preta e que foram promovidos lutadores de várias idades. Porém, para serem aprovados, os lutadores, que até então detinham a faixa vermelha da ponta preta, tiveram de realizar diversas e exaustivas avaliações, acompanhadas de perto por Kim e por Valdir, que treina há mais de 40 anos e tem o 4º dan.

Os atletas que alcançaram a faixa preta são: José Afonso Carrijo, Henrique Malta, Murilo Carloni Rodrigues, Gabriel França Marques, Luís Henrique Machado Camarca, André Henrique Rocioli Robeiro, Carlos Henrique de Melo e Márcio Soares.


+ Esportes