Superstições são tradicionais nas ceias que comemoram o Ano Novo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de dezembro de 2017 às 22:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Todo mundo tem um ingrediente que não pode faltar na ceia para trazer sorte no novo ano que chega

​A ceia da virada do ano é famosa tanto pela fartura de delícias quanto pela presença marcada de algumas tradições e determinadas receitas que trazem boas energias. Por exemplo, quem já passou o réveillon sem ao menos ver um prato de lentilha na ceia? Ou as indispensáveis sementes de romã? Cada ingrediente traz consigo um significado especial, mas o mais importante são os desejos positivos para o novo ano que chega.

Lentilha 

Talvez a mais tradicional receita de ano novo seja o famoso grão. A origem da superstição é italiana e chegou no Brasil com os imigrantes. O ingrediente seria uma representação de sorte, abundância e também muito dinheiro em sua vida durante o novo ciclo. Para que “funcione”, o alimento deve ser consumido durante toda a ceia.

Champanhe 

O champanhe é um dos itens mais essenciais da virada do ano – quase tão essencial quanto a famosa roupa branca! Um dos símbolos da realeza e alegria, é com o champanhe que você celebra a vida que passou e a vida que há por vir, a vitória, o sucesso. É a bebida indispensável do tradicional brinde de ano novo. Se não tiver o verdadeiro champanhe na ceia, não tem problema! Espumantes similares fazem a vez – só não deixe de brindar em taças novas e mentalizar pensamentos positivos durante o brinde.

Romã

A romã é uma fruta não tão usada no nosso dia a dia, mas com certeza não passa despercebida quando o assunto é virada de ano. Geralmente, ela é associada à fartura e prosperidade. É dessa forma que o ingrediente ganha destaque na ceia e se torna um importante amuleto de sorte. A tradição diz que basta chupar de três a sete sementes de romã durante a ceia e nesse momento concentrar-se mentalmente em metas profissionais e pessoais para o novo ano com muita fé. Depois, é só guardar as sementes dentro de um pedaço de papel branco e, em seguida, colocar dentro de sua carteira.

Uva

Proveniente de uma tradição espanhola, nossos antepassados diziam que durante antes da virada do ano, comer uvas é um bom símbolo para atrair sorte e fortuna para o seu ano. O indicado é que coma 12 uvas antes da meia noite, uma para cada mês do ano que se aproxima.

Carnes 

Algumas superstições também envolvem quais tipo de carne, que devem ou não, ser consumidas na ceia de virada do ano. Dizem que não é aconselhável comer carne de animal com asa, ou seja, aves que ‘ciscam para trás’, pois podem representar atrasos na sua vida. Por outro lado, carnes de porco, carneiro e cordeiro representam sucesso e fartura para sua família. Porém, a comida mais indicada para iniciar o ano é o peixe. Além de ter todo o simbolismo da multiplicação do alimento, o peixe representa fertilidade e abundância.