Superalimento, spirulina chega a ter 180% mais cálcio do que o próprio leite

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de agosto de 2018 às 16:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma das mais antigas formas de vida na Terra, ela é rica em nutrientes e possui vários benefícios

Ela é uma das mais antigas formas de vida na Terra. Na verdade, ela é parcialmente responsável por produzir o oxigênio na atmosfera do planeta que, há bilhões de anos, permitiu que as formas de vida se desenvolvessem. Um dos alimentos mais ricos em nutrientes da Terra, a spirulina possui inúmeros benefícios. Por isso é considerada um superalimento. E não é por menos. Ela é um dos alimentos mais ricos em proteína do planeta, superando diversos alimentos como a soja e a carne. “Composta de 53 a 62% de proteínas, ela possui os nove aminoácidos necessários para o ser humano e contém mais vitamina B12 que qualquer outro alimento vegetal”, diz a nutricionista Mariela Ribeiro Costa.

A spirulina é rica em vitaminas e minerais e fornece uma alimentação segura para qualquer deficiência na dieta diária. Por conta disso, é indicada com frequência como suplemento alimentar para atletas.

Mas seu poder não se restringe a garantir o bom desempenho esportivo. Um de seus benefícios é ajudar no emagrecimento, já que através da substância chamada fenilalanina, ela estimula a saciedade. “Quando consumida, a spirulina forma uma espécie de gel no estômago, que desacelera o esvaziamento gástrico e diminui a fome”, diz. Para atingir esse objetivo, o consumo deve ser feito antes das refeições.

Ela também, segundo um artigo europeu publicado na revista científica online Real Raw Food, é um poderoso antioxidante: três gramas de spirulina têm mais antioxidantes e anti-inflamatórios do que cinco porções de frutas e vegetais. De acordo com os autores, comparando os níveis de fitonutrientes – antioxidantes encontrados em vegetais, também conhecidos como isoflavonas, carotenoides e flavonoides -, a spirulina é 31 vezes mais potente do que o mirtilo, 60 vezes mais potente do que o espinafre e 700 vezes mais potente que a maçã. “Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e auxiliam nos processos inflamatórios, ajudando a manter a pele jovem e prevenindo doenças como o câncer”, explica a nutricionista.

Cálcio e Vitamina A

Segundo ela, a spirulina também tem 180% mais cálcio do que o leite nas mesmas quantidades, segundo comprovou um estudo de 2011 desenvolvido pelos pesquisadores da farmacêutica Cyanotech Corporation, nos Estados Unidos, e publicado na Real Raw Food. O cálcio é um importante aliado no fortalecimento dos ossos, contribuindo na prevenção da osteoporose. “Entretanto, que as melhores fontes de cálcio são os derivados de leite, justamente porque as quantidades de spirulina que deveriam ser ingeridas para ter os mesmos efeitos estão acima do recomendado”, lembra a nutricionista. Avaliando a tabela nutricional, a spirulina tem 10mg de cálcio para cada 3g.

Ela é ótima para diminuir o colesterol, pois contém ácidos graxos essenciais da família do ômega 6. “O principal deles é o gama-linolênico, que notoriamente ajuda a reduzir e prevenir o acúmulo de colesterol”, reforça Mariela, lembrando que a spirulina também apresenta quantidades significativas de betacaroteno, substância que pode ser convertida em vitamina A, o que ajuda na produção e manutenção dos fios de cabelo, dentes, gengiva, glândulas, membranas, mucosas, olhos e pele. “Ela também é necessária para visão noturna e para podermos diferenciar as cores, além de ser essencial para o sistema imune”, completa.

A spirulina pode ser encontrada na forma de pó e em cápsulas.