Sistema imunológico: veja como reforçá-lo de um jeito simples e evitar doenças

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 19:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma alimentação adequada é um bom começo para evitar doenças causadas pela baixa imunidade. Saiba mais!

​O sistema imunológico é uma rede complexa de células, tecidos e órgãos. Quando operam na capacidade máxima, esses elementos trabalham juntos para eliminar as bactérias, os vírus e os fungos, cuja missão é infectar o corpo.

É importante mantermos o sistema imunológico equilibrado para que possamos repelir com eficácia a grande variedade de doenças e alergias causadas por invasores.

Isso também pode ajudar a evitar a dor de doenças como artrite reumatoide e psoríase, que ocorrem quando o sistema imunológico fica desregulado, tomando o tecido normal por invasor e atacando-o. Veja como isso acontece. 

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune que causa inflamação das articulações, tornando-as:

  • rígidas
  • sensíveis
  • quentes
  • inchadas
  • doloridas ao movimento.

O dano às articulações e à cartilagem leva a deformidades e pode afetar músculos, tendões e ligamentos.

A causa da artrite reumatoide ainda não foi determinada, mas fatores genéticos têm forte envolvimento, e o fumo é um fator de risco. A artrite reumatoide em geral é desencadeada por estresse ou infecção.

O que se pode fazer

Consuma alimentos com baixo nível de alérgenos. Há evidências de que alergias alimentares podem influenciar doenças autoimunes como a artrite reumatoide.

Na Universidade de Oslo, na Noruega, pesquisadores descobriram que pessoas com artrite reumatoide apresentavam níveis mais elevados de anticorpos para leite de vaca, ovos, bacalhau e porco do que as que não tinham a doença.

Em um estudo, pacientes com artrite reumatoide que seguiram por apenas 10 a 18 dias uma dieta que eliminava alérgenos comuns como leite, grãos, oleaginosas e ovos tiveram melhora significativa dos sintomas.

Tome um pote de iogurte todos os dias.

Um estudo realizado por uma universidade dos Estados Unidos descobriu que aqueles que consumiam iogurte – seja com lactobacilos vivos ou pasteurizado – tinham 25% menos resfriados do que aqueles que não o consumiam.

Tome iogurte no verão para melhorar a imunidade antes que a temporada de resfriados e gripes comece.

O extrato da semente de aipo pode aliviar a dor da articulação associada à artrite reumatoide, e os ácidos graxos dos peixes gordurosos reduzem a dor, a quantidade de articulações doloridas e a duração da rigidez matinal.

A cúrcuma é útil para diminuir a inflamação e tratar a dor e a rigidez. Pesquisas mostraram que os polifenóis do chá-verde são anti-inflamatórios e aumentam as respostas imunológicas relacionadas à artrite.

Psoríase

Os os sintomas incluem manchas vermelhas na pele escamosa e pruriginosa que são cobertas por escamas grossas e prateadas.

Essas placas aparecem em cotovelos, joelhos e no couro cabeludo. As unhas também são afetadas, ficando com pequenas depressões como se tivessem sido picadas por alfinetes.

Cerca de um terço dos que sofrem de psoríase têm artrite psoriática em uma ou mais articulações com:

  • dor
  • edema
  • sensibilidade.

As causas da psoríase ainda não são totalmente compreendidas, embora se acredite que sejam associadas a uma disfunção do sistema imunológico. Às vezes, ela é decorrente de estresse, doenças e medicação, mas o principal desencadeador é o fumo.

O que se pode fazer

A vitamina D é um importante nutriente na luta contra a psoríase. Como a luz solar ajuda o corpo a produzir vitamina D, expor a pele ao sol por 15 a 20 minutos nos horários recomendados (sem protetor solar) pode ajudar.

Muitos dos que sofrem de psoríase acreditam na eficácia do banho de aveia, que alivia a coceira e tem propriedades hidratantes.

Ponha 2 colheres (sopa) de aveia moída em alguma meia-calça ou um pedaço de musselina e forme uma bola, colocando-a na banheira enquanto ela enche com água morna.

Em seguida, use a bola como esponja e passe-a suavemente pela pele. “Hidrate” a pele por dentro comendo peixes oleosos.

Plano de ação para melhorar a imunidade

  1. Corte os doces. E os alimentos gordurosos e os carboidratos de junk food. Tudo isso prejudica o sistema imunológico saudável.
  2. Coma alimentos frescos. Frutas, vegetais e laticínios não processados e até carnes magras contêm nutrientes necessários para um sistema imunológico poderoso.
  3. Use ervas e especiarias. Inclua manjericão-sagrado, cúrcuma e alho na dieta.
  4. Seja ativo. O exercício é uma das melhores coisas a se fazer para melhorar a imunidade. Além de uma caminhada rápida de 20 a 30 minutos na maioria dos dias da semana, pratique exercícios de força ao menos três vezes por semana.
  5. Durma profundamente. Os especialistas em imunidade dizem que dormir às 21h ou 22h parece ajudar a defesa e a recuperação da imunidade.

+ Saúde