​Sinal analógico pode ter sobrevida em Franca por sugestão da Anatel

Ainda não há estrutura necessária para implantação em setembro, conforme era previsto

Postado em: em Cotidiano

Foi anunciado pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), nesta quarta-feira (19), que em quatro regiões brasileiras o calendário de desligamento da TV analógica deverá ser mudado, inclusive em Franca e em todo interior de São Paulo. 

A medida afetaria também Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). 

O prazo inicial, setembro deste ano, portanto, deverá ser dilatado.

Aguarda-se agora uma portaria do Ministério das Comunicações oficializando a decisão, o que deve ocorrer na próxima semana. 

A principal razão apontada por algumas emissoras de TV para as mudanças de datas foram problemas técnicos para a instalação de estações de televisão em Belo Horizonte e no interior de São Paulo.

Também há dificuldades na produção de kits, composto por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital e um controle remoto. 

As empresas de telecomunicações concordaram com o adiamento desde que fosse mantido o calendário de ativação da tecnologia 4G/LTE no próximo ano.

Em São Paulo e na região metropolitana, estimativas da Anatel apontam que cerca de 95% dos mais de 7,2 milhões de domicílios já contam com o sinal digital. 

Em Franca, para quem tem televisor digital ou conversor, o sinal também está disponível, paralelamente ao analógico.


Artigos Relacionados