Simplificação dos impostos motiva empresários a apoiar Reforma Tributária

Do ponto de vista contábil, o saldo positivo da Reforma passa pela redução do IR Pessoa Jurídica

Postado em: em Política

A necessidade de simplificação dos impostos, além de uma gradativa redução da carga tributária é essencial para o país. Essa é a opinião de boa parte do empresariado brasileiro sobre a Reforma Tributária (PEC 45). A redução de uma alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), por exemplo, para patamares entre 20% e 25%, anima o empresariado. "Hoje essa tributação chega a 34%", argumenta o consultor contábil e diretor da Planned Soluções Empresariais Adelmo Nunes.

Segundo o consultor, a proposta de unificação dos tributos com o novo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) é outro aspecto bem visto pelos empresários por conta da desburocratização do sistema de recolhimento de impostos, taxas e tributos sugerida pela PEC 45. O novo imposto substituirá PIS, Cofins, IPI, uma parte do IOF e possivelmente o CSLL, além de ICMS (estados) e ISS (municípios).

"A modernização do sistema tributário brasileiro traz mais estabilidade para as empresas porque promove segurança jurídica. E, com isso, pode reaproximar antigos investidores, além de atrair novos interessados", diz o consultor. "E esses investidores estrangeiros são necessários para impulsionar o crescimento econômico, aumentando as importações e as exportações."

Não à CPMF

Mas, a criação de novos impostos não é vista com bons olhos pelo empresariado. "De maneira geral, os empresários confiam que o Governo e o Congresso estarão atentos para não fazer com que os pontos positivos da Reforma sejam ofuscados pela volta de encargos sobre movimentações financeiras, nos moldes da antiga CPMF", argumenta Adelmo. "Além disso, a Reforma Tributária precisa caber no bolso do empresário para que mereça o título de reforma. Um país que tem como objetivo ser competitivo no mercado internacional não pode ter uma carga tributária elevada porque tira a competitividade da produção nacional."


Artigos Relacionados