Seu trabalho é um local de risco?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de setembro de 2017 às 11:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Recentemente, o Santos anunciou que o jogador Nilmar, 33, entraria em licença por tempo indeterminado para se tratar de uma doença cada vez mais comum em todo o mundo: a depressão.

Sem dúvidas, esse tema ainda é um tabu entre nós, brasileiros. Contudo, é preciso que comecemos a falar sobre ele para que possamos ajudar aqueles a nossa volta a superar esse problema.

Segundo dados da OMS, a depressão pode ocorrer em todas as faixas etárias e atinge mais de 11,5 milhões brasileiros. Aliás, segundo a organização internacional, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina.

Quando analisamos o impacto dessa doença nos negócios, percebemos que anualmente as perdas que ela causa chegam a casa dos 240 bi de dólares. Além disso, a previsão dos especialistas é que a depressão se torne a enfermidade mais incapacitante do mundo em menos de três anos.

Se você deseja prevenir a si mesmo e aos seus colaboradores, confira essa lista de fatores que podem fazer do local de trabalho um potencial catalisador para a doença e evite esses riscos.

Carga desequilibrada

Escalas inflexíveis, longas jornadas ou horários não sociais e sistemas de turnos mal desenhados podem ser gatilhos. Ter muito ou pouco para fazer e trabalhar sob pressão, com ritmo sempre acelerado, também contribui para a doença.

Clima ruim

Contatos difíceis com pares ou gestores ou um trabalho solitário influenciam na qualidade de vida. O clima ruim é uma alavanca para o desenvolvimento ou para o aprofundamento da doença.

Cobrança exagerada

A cobrança incessante por metas inalcançáveis e a sensação de estar sendo avaliado o tempo todo colaboram para desestabilizar. Assim como a competição constante entre os pares, com um tentando superar o outro de forma incisiva.

Processos estressantes

Atuar em uma empresa com procedimentos incômodos ou arbitrários, processos morosos e burocráticos, problemas de comunicação e falta de integração entre diferentes setores, tudo isso eleva o nível de estresse.

Sensação de instabilidade

A motivação é afetada quando há falta de segurança no cargo ou uma percepção de falta de equidade em relação ao que é oferecido aos pares.

Indefinições

Falta de clareza quanto às expectativas e às responsabilidades e incompatibilidade entre os valores do empregado e a filosofia da empresa podem desencadear a doença.

Quer saber mais sobre empreendedorismo e sucesso?

Acesse >> www.fredabrahao.com.br

*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.


+ zero