Setor de saúde foi um dos que mais cresceram no Brasil em 2018

Foram feitas 50 mil contratações no último ano e o Senac Franca promove diversos cursos na área

Postado em: em Educação

O Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem é celebrado dia 20 de maio, nesta segunda-feira.

Além da data festiva, os profissionais da área têm mais um motivo para comemorar: em 2018, a enfermagem entrou no raking das profissões que mais empregaram no país, com 50.495 contratações, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Para atender às necessidades do mercado, que continua em expansão, esses profissionais buscam constantemente atualizar conhecimentos e aprimorar a qualidade no atendimento prestado ao paciente. “Hoje, o técnico em enfermagem e os enfermeiros precisam atuar em todo o ciclo vital humano e nas diferentes complexidades que se apresentam”, analisa Marcos Dani Lazarini, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Franca.

E essa preparação traz resultados. Segundo o docente, os recém-formados na área encontram na cidade uma taxa de empregabilidade em torno de 80%. “Por isso, é imprescindível não só ter uma base teórica, como também fazer estágio, que proporciona o contato do aluno com o paciente, mostrando como deve ser a relação de humanização e a atenção básica na saúde.”

Para os interessados na área, o Senac Franca apresenta um portfólio extenso de cursos. Entre as opções, destaca-se o Técnico em Enfermagem, com inscrições abertas. A qualificação prepara o aluno para atuar, sob a supervisão do enfermeiro, nos diferentes níveis de atenção à saúde, de modo a atender às demandas da sociedade.

Matheus de Oliveira, 36 anos, concluiu em 2016 o curso Técnico em Enfermagem do Senac Franca e é um exemplo do quanto os estudos podem auxiliar no sucesso dentro da área da saúde.

Atualmente, ele trabalha no centro cirúrgico de dois hospitais na cidade. “Quando escolhi a enfermagem como formação, recebi o incentivo da minha família, e com o apoio dos docentes do Senac, minha jornada de aprendizado foi muito proveitosa. Hoje estou realizado e vejo como a qualificação foi importante para a conquista de um emprego na área”, conta.

Matheus ressalta que a enfermagem sempre esteve presente em sua vida e afirma que a profissão o escolheu. “Minha mãe foi auxiliar de enfermagem quando mais nova, sempre acompanhei de perto o trabalho dela. Isso despertou em mim o interesse pela área”.

Ele destaca que já no início do curso começou a vivenciar na prática a profissão ao atuar como cuidador de idosos. “O paciente que eu cuidava faleceu quando estava quase concluindo o curso. Na ocasião, os docentes me deram suporte para entender essa relação que criamos e superar a perda. Foi neste episódio que percebi o quanto o Senac contribuiu para a minha formação profissional e pessoal”, finaliza.

Serviço:

Técnico em Enfermagem

Data: 02 de setembro de 2019 a 4 de maio de 2022

Horário: segunda a quinta-feira, das 13 às 17 horas

Local: Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345, Vila Teixeira – Franca/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/franca


Artigos Relacionados