Setor calçadista de Franca deve demitir 5 mil pessoas até o fim do mês de maio

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de maio de 2020 às 10:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fechamento do comércio devido à quarentena, queda nas vendas e redução do consumo são as causas

O setor calçadista de Franca deve demitir 5 mil funcionários até o fim do mês de maio, conforme indicou uma pesquisa feita pelo Sindicato das Indústrias de Calçados da cidade (Sindifranca). 

Com comércios fechados por causa das medidas de restrição adotadas devido à pandemia do novo coronavírus e o comportamento dos brasileiros de evitar comprar calçados pela internet, reduziram o consumo do produto.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a projeção atual é de queda de 26% este ano em relação a 2019. 

Segundo a associação, 51% das fábricas de sapatos do país estão paradas, 84% já tiveram pedidos cancelados e uma em cada quatro não sabe quando vai retomar a produção.

“A diminuição do consumo de calçados será de 22,5% em todo o mundo. Franca também exporta muitos calçados e isso está impactando basicamente nas indústrias locais e vai refletir nas nossas exportações e na própria produção do mercado nacional”. 

“A Associação dos Varejistas tem um estudo que mostra que o comércio estará normal em outubro. São cinco meses trabalhando a 30, 40, 50% da capacidade instalada”, explicou o presidente executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

De acordo com o economista Adnan Jebailey, a queda no consumo de calçados e, consequentemente, a redução da produção do setor calçadista impacta diretamente na renda do município.

“Um quinto de toda a população empregada trabalha na indústria calçadista. Além disso, Franca tem um agravante, porque a gente tem uma distribuição de renca muito ruim. Para ter uma ideia, 78% da população de Franca não ganha nada ou ganha até dois salários mínimos”, explicou.

Ainda segundo o presidente executivo da Abicalçados, a perspectiva de retomada do setor calçadista não deve acontecer tão cedo. 

Em São Paulo, 8 mil pessoas já perderam os empregos na indústria calçadista e, em todo o país, as demissões deve chegar a 24 mil.


+ Trabalho