Sesi Franca reencontra o rival São José, agora pela fase de classificação do NBB

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de novembro de 2018 às 21:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Último confronto das equipes aconteceu nas quartas do Paulista, conquistado pelos francanos

Sesi Franca Basquete e São José Basketball estarão frente a frente nesta quinta-feira (21/11), no Ginásio Pedrocão, em Franca, às 20h45, para mais uma partida com transmissão ao vivo do BandSports.

Antes da bola subir, o pré-jogo será a partir das 20 horas no programa Linha de 3, também no BandSports. Depois, ao final da partida, o programa voltará com entrevistas e análises do confronto.

Para você ficar ligado de tudo sobre esse duelo entre o líder e o 11º colocado do NBB CAIXA, preparamos um compilado com todas as informações da partida. Fique ligado e não perca esse jogão!

Duelos recentes

Não faz muito tempo que Franca e São José se enfrentaram. Foi há pouco menos de dois meses, pelas quartas de final do Campeonato Paulista 2018.

Na ocasião, em playoff de jogo único, os francanos fizeram valer o mando de quadra e venceram a partida que os garantiu na semifinal, com tranquilidade, por largos 93 a 57.

Além do confronto de mata-mata, os dois times mediram forças outras duas vezes na fase de classificação do Paulista 2018. Ambos os jogos foram vencidos pelo Franca: 77 a 70 no primeiro turno (fora de casa) e 90 a 78 (em casa).

Somando os três confrontos, o atleta mais regular por parte do Franca foi o pivô Cipolini, que somou expressiva média de 15,6 pontosnesses duelos contra o São José no Paulista.

+Em grande fase, Cipolini almeja Seleção e analisa duelo com São José

Histórico

Se tratando de NBB CAIXA, as duas equipes já mediram forças por 22 vezes na história, e quem leva vantagem é o Franca, com 12 vitórias, contra dez do São José.

Dentre os confrontos pelo NBB CAIXA, os dois times se encontraram duas vezes em playoffs. A primeira aconteceu na edição 2010/2011 do NBB CAIXA, com vitória do time francano por 3 a 0. Na ocasião, após o triunfo sobre o São José, o time do interior paulista passou de fase e venceu o Flamengo nas semifinais, também por 3 a 0, mas perdeu para o Brasília nas Finais por 3 a 1.

+Histórico completo de Franca e São José no NBB CAIXA

Já o segundo encontro aconteceu logo na temporada seguinte, também nas quartas de final. Após três bons jogos, o forte time joseense conseguiu dar o troco e venceu o Franca por 3 a 0.

Logo em seguida, o São José trilhou o mesmo caminho do rival na última temporada e enfrentou o Flamengo nas semifinais (3 a 2) e perdeu para o Brasília na grande final, em jogo único, por 78 a 62.

Momento atual

Na atual temporada as equipes se encontram em situações distintas. O Franca vem de sete vitórias seguidas e se mantém como líder do NBB CAIXA, com oito vitórias em nove oportunidades (88,9% de aproveitamento).

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Já o São José, que está na 11ª colocação, com campanha dois triunfos em sete jogos (28,6% de aproveitamento), não sabe o que é vencer há dois jogos – perdeu dois duelos duros contra Flamengo e Paulistano.

Números comprovam

A disparidade entre os times na tabela de classificação também é explicitada pelos números. Dono da melhor campanha do NBB CAIXA, o Franca de Helinho Garcia impressiona por ser líder em alguns fundamentos importantes.

Até agora, o time possui o segundo melhor ataque (86,9 pontos por jogo), além de ser líder bolas de 3 na competição (11,0 por jogo).

Além disso, a equipe demonstra ser efetiva também no quesito defensivo. Com média de 76,4 pontos sofridos por jogo, o Franca possui a quarta melhor defesa do NBB CAIXA.

Já a situação do São José é muito diferente. Dono do nono melhor ataque do campeonato– média de 75,4 por jogo -, a equipe joseense tem conseguido pontuar bem contra seus adversários, mas sofre muito na defesa.

O exemplo disso é a média de 79,4 pontos sofridos por jogo – a quinta pior defesa do campeonato –, o que vem prejudicando a equipe nas partidas.

+Ranking das defesas do NBB CAIXA 2018/2019

Com este cenário, o individual de alguns atletas virou uma das armas da equipe. Ao todo, quatro jogadores da equipe estão com médias de pontos na casa dos dois dígitos: o armador Fabian Sahdi (12,5 pontos), o pivô Douglas Nunes (12,1) e os alas Pedro (11,4) e Márcio Dornelles (10,6).

Reencontros

A partida também proporcionará alguns reencontros entre jogadores que já estiveram do outro lado do duelo.

Pelo lado do Franca, essa é a situação do ala Jimmy, que atuou no São José por três temporadas (2009 a 2012). Por lá, o ala nascido em Florianópolis (SC) começou sua carreira no NBB CAIXA e fez parte do experiente elenco finalista da temporada 2011/2012 da competição.

Ao todo, Jimmy disputou 45 jogos com a camisa do São José pelo NBB CAIXA, além de uma breve aparição na edição de 2011 da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete).

Já pelo São José, quatro jogadores já tiveram passagem pelo Franca: o ala Márcio Dornelles (2007 a 2012), o pivô André Coimbra (2014/2015) e os alas Pedro (2016 a 2018) e Schneider (2015/2016).

Entre os quatro, Márcio Dornelles é quem mais passou tempo no Franca. Ao todo, foram cinco anos de trajetória para ele, com quatro temporadas do NBB CAIXA disputadas. Em 117 jogos, ele teve média de 14,7 pontos por partida.

Além dele, Coimbra também teve passagem marcante pelo time francano. Por lá, o pivô joseense foi campeão do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA 2014/2015.

Pedro, por sua vez, defendeu as cores da equipe da Capital do Basquete nas duas últimas temporadas. No geral, teve média de 9,0 pontos por partida.

Já Schneider, que esteve no Franca na temporada 2015/2016, participou de 33 jogos e anotou média de 10,0 pontos por partida.


+ Basquete