Sesi Franca recebe neste final de semana, a peça “Real”, sobre a violência

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de maio de 2018 às 17:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Espetáculo aborda alguns episódios violentos que chocaram o país, instigando o público sobre a realidade

O SESI Franca recebe nos dias 19 e 20 de maio, sábado, às 20h, e domingo, às 19h, o espetáculo Real, do Grupo Espanca!, que investiga a poética da violência a partir de acontecimentos que marcaram a sociedade brasileira: um linchamento, um atropelamento, um movimento grevista e uma chacina policial. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI em www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Real é composta por quatro peças de curta duração: Inquérito, O Todo e as Partes, Maré e Parada Serpentina. Com diferentes origens e localidades, cada enredo carrega o peso da violência que marcou a memória recente dos brasileiros.
Inquérito retrata o convívio de um pai e suas filhas, enquanto tentam lidar com a morte violenta da mãe que assombra a família constantemente. Em seguida, O Todo e as Partes coloca em pauta o atropelamento de um ciclista e a repercussão sobre como o culpado irá se reparar com a vítima. Na sequência, Parada Serpentina expõe a greve de garis no Rio de Janeiro e a paralisação da cidade maravilhosa. Por fim, Maré é um fluxo sonoro:uma família narra, sob diferentes pontos de vista, a vida na favela onde mora.

Sobre o Grupo Espanca!

Nos últimos 12 anos, o grupo Espanca! criou 7 peças de teatro, um conjunto de obras que revela sua pesquisa sobre a encenação de dramaturgia contemporânea, propondo discussões sobre os códigos do fenômeno teatral e a escrita de uma investigação chamada “poética da violência”.

Os trabalhos da companhia circularam pelos principais festivais de teatro do país, receberam diversos prêmios e nomeações (Shell, APCA, Qualidade Brasil, SESC-SATED) e seguem no repertório. Com apresentações internacionais e em 59 cidades do Brasil, o grupo já alcançou mais de 120 mil pessoas.

Ficha técnica

Direção Geral: Gustavo Bones e Marcelo Castro | Equipe de Criação: Alexandre de Sena, Aline Vila Real, Allyson Amaral, Assis Benevenuto, Eduardo Felix, Gláucia Vandeveld, Gustavo Bones, João Filho, Karina Collaço, Leandro Belilo, Marcelo Castro e Michelle Sá | Dramaturgos: Diogo Liberano, Márcio Abreu e Roberto Alvim | Coordenação de Produção: Aristeo Serranegra | Cenografia: Adriano Mattos, Ivie Zappellini e Grupo Arquitetura| Iluminação: Edimar Pinto | Figurino: Gustavo Bones e Helaine Freitas | Projeto Gráfico: Estúdio 45Jujubas | Fotos: Guto Muniz | Realização: Espanca!

SERVIÇO

Teatro do SESI Franca – Avenida Santa Cruz, 2870

AVCB: 330959- validade: 04/12/2020

Alvará: 955/95 – validade: indeterminado

Datas e horários:19 e 20 de maio, sábado, 20h e domingo, 19h

Capacidade: 201 lugares 04 para cadeirantes

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Modalidade: Adulto

Gênero: Drama

Informações: 3712 1600

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 02 horas antes do início do espetáculo.


+ Cultura