​Sesi Franca enfrenta o Paulistano nesta segunda de olho no título do Paulista

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de outubro de 2018 às 08:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipes fazem um tira-teima na decisão do Estadual; primeiro jogo acontece no Pedrocão

Sesi/Franca e Paulistano iniciam nesta segunda-feira (8), no ginásio Pedrocão, em Franca, a série melhor de três pela decisão do Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculino da Série A-1 de 2018. 

O confronto se repete pelo segundo ano consecutivo, já que na temporada passada as duas equipes decidiram o campeonato em uma série melhor de cinco jogos e o time da Capital foi vencedor, por 3 a 2. A TV-FPB e Watch Espn vão mostrar ao vivo toda a série.

Para chegar na final pelo segundo ano consecutivo, o time de Franca eliminou no último sábado a equipe do Bauru, com uma convincente vitória, por 78 a 65, fazendo 2 a 1 na série melhor de três. Já o Paulistano fez 2 a 0 no confronto contra o Pinheiros na outra semifinal e ficou praticamente uma semana de folga esperando o adversário na final. E, a exemplo da temporada passada, a decisão envolve uma equipe da Capital e outra do Interior.

Na fase de classificação do Campeonato Paulista, Franca e Paulistano se enfrentaram por duas vezes, com duas vitórias do atual campeão: 81 a 80, em Franca e 80 a 70, na Capital. O Paulistano fez a melhor campanha na fase regular, com 15 vitórias e três derrotas (33 pontos ganhos). Já Franca fez a terceira melhor campanha, com 13 vitórias e cinco derrotas (31 pontos ganhos), mas vem embalado pela vitória contra Bauru e três vitórias pela Liga Sul-Americana.

No ano passado, o armador Elinho Corazza era do Paulistano, equipe que foi campeã, inclusive nacional. Agora, do outro lado, ele está otimista em estar defendendo a equipe de Franca. E promete uma disputa leal com os ex-companheiros. “É tranquilo. Já aconteceu ano passado no NBB de disputar a final contra ex-time. Acho legal porque tenho amizade com todos do Paulistano e ainda é sempre bacana jogar contra os amigos”, disse Elinho.

Para o técnico Régis Marrelli, do Paulistano, a série contra Franca será das mais equilibradas, como aconteceu no ano passado. “Vai ser uma grande final. As duas equipes bem remodeladas, Franca passou por uma readaptação com a contusão do Rafael. Jogando com 4 ou 5 abertos, é uma equipe que se ajustou de uma forma diferente e cresceu e está em um bom momento. Vão ser grandes jogos. Tivemos uma folga e pudemos trabalhar bem para fazer essa grande final. Temos uma pequena vantagem de jogar em casa, mas isso significa muito pouco, porque vai vencer quem entrar em quadra mais focada e determinada na série, sairá vencedora”.

O técnico Helinho Garcia, nem tempo de descanso teve juntamente com seus jogadores. Chegaram de madrugada, em Franca e neste domingo já fizeram o treino visando o Paulistano nesta segunda-feira.  “A conquista da vaga na final foi muito importante para nós. A equipe vem jogando com muita consistência, bem como o Paulistano. São duas equipes com características parecidas e a tendência é o equilíbrio na série. Esperamos fazer jogos iguais como estamos fazendo ultimamente no Paulista e na Liga Sul-Americana, explorando os pontos ofensivos que temos de melhor para ganhar o campeonato. Os jogadores estão comprometidos e focados, mesmo sendo um time com muitos jogadores jovens, mas já tarimbados para vencer grandes jogos”, disse Helinho.

Para o treinador francano, começar jogando em Franca é muito importante. “Nossa torcida sempre fez a diferença e começar uma série final em casa, será muito importante para buscar o título”, finalizou o treinador francano.


+ Basquete