Sesi Franca Basquete pega Pinheiros em São Paulo de olho na ponta do NBB

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de dezembro de 2017 às 14:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Histórico acirrado, desfalques importantes e muita rivalidade marcam jogo desta noite

O penúltimo jogo do NBB em 2017 envolverá dois adversários diretos na briga pelas primeiras posições da competição: EC Pinheiros, vice-líder, e o Sesi Franca Basquete, que busca o G-4. 

As equipes se enfrentarão na noite desta sexta-feira (29/12), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo via Twitter no perfil oficial do NBB (@NBB).

Presentes no NBB  desde a primeira edição, pinheirenses e francanos carregam um acirrado histórico pelo campeonato nacional. Além disso, se enfrentaram duas vezes no Campeonato Paulista 2017. 

Ainda entre os destaques deste atrativo confronto estão alguns reencontros com a ex-equipe e os bons momentos individuais de atletas de ambos os times.

11 x 10

O placar geral do confronto entre Pinheiros e Franca no NBB CAIXA já mostra um equilíbrio nítido. Ao todo, são 11 vitórias para o Franca e dez para o Pinheiros. O fator casa também é algo preponderante nos resultados. Dos 21 jogos já realizados, somente três foram vencidos pelo visitante.

Só deu Franca

Não será a primeira vez que Pinheiros e Franca se enfrentarão nesta temporada. Pelo Campeonato Paulista, as equipes fizeram duas partidas na fase de classificação, ambas vencidas pelos francanos. No primeiro turno, em São Paulo, o placar foi de 90 a 76. Já no returno, no Pedrocão, o triunfo veio por 93 a 85. Com 15 pontos em cada jogo, o ala Antonio foi o maior anotador do time em ambas as oportunidades.

Briga no topo

Tanto Pinheiros quanto Franca ocupam a parte de cima da tabela e brigam pelas primeiras posições. A equipe pinheirense perdeu a liderança para o Mogi das Cruzes e precisa da vitória para seguir em segundo. Já os francanos estão na quinta colocação e entrarão no G-4 caso saiam com o triunfo em solo paulistano.

Embalado

O Franca chega para seu último compromisso em 2017 embalado por três vitórias seguidas, sobre Liga Sorocabana, Minas e a última sobre o Flamengo. Em atuação de gala, a equipe do técnico Helinho Garcia abriu 23 pontos no primeiro quarto (36 a 13) contra os cariocas e finalizou o duelo com contagem centenária pela primeira vez na temporada: 100 a 82.

Mineiro em alta

Um dos grandes responsáveis pela boa fase do Franca é Rafael Mineiro. Sempre eficaz e voluntarioso, o ala/pivô é o jogador mais eficiente da equipe francana no NBB CAIXA, com 15,8 de valorização. Esse número aparece através das médias de 12,4 pontos, 6,8 rebotes (líder do Franca) e 1,8 roubos de bola (6ª maior média do campeonato).

Já jogou lá

Rafael Mineiro viveu grandes momentos de sua carreira com a camisa do Pinheiros. O jogador atuou no clube da capital paulista por três temporadas – 2011/2012 a 2013/2014 – e conquistou os únicos títulos do basquete adulto do clube, o Campeonato Paulista 2011 e a Liga das Américas. Quem também esteve presente nessa Liga das Américas foi o ex-jogador Fernando Penna, hoje assistente técnico de Helinho Garcia no Franca.

Desempenhos parecidos

A partida colocará frente a frente dois dos ataques praticamente idênticos. De um lado, o Franca é o segundo time que mais faz pontos na competição, com 81,7 pontos de média, enquanto o Pinheiros é o quarto, com 81,1 de média. Ambas as equipes não têm a bola de 3 como principal trunfo, mas são duas das que mais acertam lances livres na competição: Pinheiros com 17,1 por jogo (2º) e Franca com 16,6 (3º).

Desfalques de peso

Além das ausências certas de Marcus Toledo (fratura no pé) e Gemerson (cirurgia no cotovelo), o Pinheiros jogará sem o MVP Desmond Holloway, que foi desqualificado na partida contra a LSB e cumprirá uma partida de suspensão automática, e provavelmente sem o pivô Ralfi Ansaloni, que com uma lesão na mão, dificilmente entrará em quadra. Pelo lado do Franca, Alexey (cirurgia no tornozelo) é o desfalque certo, além dos reforços Rafa Luz e Leandrinho, que ainda aprimoram a parte física.

Bennett no comando

Depois da desqualificação de Holloway no duelo contra Liga Sorocabana, Corderro Bennett assumiu a bronca e foi “o cara” da emocionante vitória pinheirense fora de casa. Com 25 pontos (6/8 nas bolas de dois e 12/17 nos lances livres), o norte-americano fez 19 pontos desde que o atual MVP saiu de quadra e liderou a maioria dos ataques do Pinheiros. Além disso, finalizou a partida com quase 38 minutos em quadra.

Olho nele

Quem também foi bastante acionado no triunfo pinheirense em Sorocaba foi o garoto Gui Bento. Em franca e constante evolução, o ala de 20 anos ficou em quadra por 28 minutos e registrou seus recordes no NBB : 13 pontos (3/4 nas bolas de 3), três rebotes, um toco e 11 de eficiência.​


+ Basquete