Senado Federal doa 50 livros voltados a adolescentes para a Câmara Municipal

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de abril de 2019 às 21:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Livros visam proporcionar contato com os temas abordados na Constituição Federal, numa linguagem simples

A Câmara Municipal de Franca recebeu, nesta semana, 50 cópias do livro “Constituição em Miúdos”. Os volumes foram doados pelo Senado Federal, que elaborou a obra em parceria com a ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas) e a Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG).

Os objetivos do livro são o de proporcionar ao adolescente de 12 a 15 anos um contato com os temas abordados na Constituição Federal, numa linguagem simples e acessível; propiciar uma reflexão sobre as garantias constitucionais e a realidade desses jovens e provocar os adolescentes a tomar uma posição mais crítica e atuante na sociedade.

O presidente da Câmara Municipal, Donizete da Farmácia (PSDB), havia pedido em março deste ano, por meio de ofício, as 50 cópias do “Constituição em Miúdos” ao senador Major Olímpio (PSL). O parlamentar intermediou a solicitação, e o Senado Federal autorizou o envio dos exemplares no início deste mês. Na manhã de ontem, a abertura do pacote contendo os livros foi acompanhada por Donizete, pelo coordenador legislativo Carlos Evangelista, pela oficial legislativo Eliana Domingues e pelo assessor parlamentar do Major Olímpio, Coronel Brandão.

“Esse livro poderá formar a opinião dos jovens e despertar o interesse deles em participar da política, já que as crianças e adolescentes serão os formadores de opinião amanhã. Inclusive, os exemplares serão manuseados já na terça-feira que vem, 23, quando estudantes do 7º ano da Escola Estadual ‘Professor Luiz Paride Sinelli’ visitarão a Câmara. Os livros têm de gerar resultado, não adianta nada trazê-los até aqui e deixá-los encostados”, comentou o presidente da Câmara. Ele acrescentou que já cobrou à diretoria da Casa de Leis a adoção de medidas para aumentar as visitas de escolas da Câmara, de forma a desenvolver o engajamento político dos jovens francanos.

Os livros doados serão os primeiros a fazer parte da Biblioteca da Escola do Legislativo, que será inaugurada oficialmente no dia 16 de maio (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/noticias/2019/04/escola-do-legislativo-sera-inaugurada-em-maio). Num primeiro momento, estarão disponíveis apenas para uso interno da Câmara Municipal, mas em breve, as obras passarão por cadastramento e poderão ser emprestadas a qualquer cidadão. E mais títulos poderão ser acrescentados à coleção, já que Donizete solicitou ao Senado nesta semana o envio de 400 novos livros à Casa de Leis, novamente por intermédio do Major Olímpio. O pedido ainda não foi respondido.


+ Política