Senac Franca debate as várias facetas do racismo em pleno século 21

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de setembro de 2019 às 22:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reflexão faz parte da edição 2019 da Sala Senac de Educadores – entrada é gratuita e inscrições estão abertas

O Senac São Paulo promove até novembro a Sala Senac de Educadores 2019, que, nesta edição, traz a temática Diversidade: caminhos para uma educação com todos e para todos

A programação é realizada em unidades do interior e da Grande São Paulo. Em Franca, a nova edição está agendada para 10 de setembro, das 19h30 às 21h30. 

A unidade promoverá a palestra As Facetas do Racismo no Século 21, com a mediação de Ana Paula de Oliveira, psicóloga e gestora de projetos sociais. O bate-papo pretende discutir sobre as desigualdades, bem como sobre a colocação no mercado de trabalho e a posição dos negros na sociedade.

No Brasil, é possível detectar as disparidades na análise por cor ou raça do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Em 2018, 3,9% das pessoas de 15 anos ou mais de cor branca eram analfabetas, mas o percentual se eleva para 9,1% entre pessoas de cor negra ou parda. Essas diferenças continuam nas medições do número de pessoas que concluíram o ensino fundamental, médio e superior. 

“O povo que descende dos africanos vem se percebendo de tal forma que sua consciência histórica está fortalecendo a luta. A medida que isso acontece, passamos a perceber as nuances do racismo e combater de forma mais eficaz. O cenário já mudou muito ao longo dos anos, mas ainda há muito a se questionar e combater para erradicar. Continuamos lutando pela equidade, temos que nos respeitar pelas nossas diferenças, e não o contrário”, afirma Ana Paula. A psicóloga pontua também que vai levar para a discussão no Senac Franca o papel da mulher negra na luta por direitos e igualdade.

Com entrada gratuita, a Sala Senac de Educadores será realizada no auditório da unidade e as inscrições já estão abertas pelo Portal www.sp.senac.br/saladeeducadores ou pessoalmente no Senac. As vagas são limitadas.

As atividades promovidas nesta edição defendem a ideia de que o ensino deve satisfazer as necessidades de todos: alunos e profissionais, possibilitando o acesso universal à educação.

Serviço:

Sala Senac de Educadores 2019

Data: terça-feira, 10 de setembro de 2019

Horário: das 19h30 às 21h30

Local: Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345, Vila Teixeira – Franca/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/franca


+ Cotidiano