Seminário de Meliponicultura começa nesta sexta, 11, em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de dezembro de 2015 às 15:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento reunirá especialistas na criação de abelhas sem ferrão e criadores de diversas partes do país

A estrutura está pronta e as inscrições continuam sendo recebidas para que o 6º Seminário de Meliponicultura, evento que reunirá especialistas na criação de abelhas sem ferrão de diversas partes do país, comece na próxima sexta-feira, 11, em Franca.

A realização do seminário fortalece a prática na região, já que estará sendo inaugurado pela Prefeitura de Franca, o maior Meliponário Público do Brasil. Inclusive, o secretário Estadual da Agricultura, Arnaldo Jardim, deve participar, na sexta-feira, à tarde, ao lado do prefeito Alexandre Ferreira da inauguração das instalações montadas no Jardim Zoobotânico, no bairro City Petrópolis.

Prefeitura de Franca também inaugurará na sexta-feira, 11, o maior Meliponário Público do Brasil (Foto: Prefeitura de Franca)

PROGRAMAÇÃO

De acordo com a programação, a abertura do 6º Seminário de Meliponicultura será neste dia 11, às 8h30 e logo depois, tem a primeira palestra com o tema “Biologia das Abelhas sem Ferrão”, com Cristiano Menezes, representante da Embrapa Meio Ambiente, no Parque Fernando Costa. No mesmo dia, logo depois, Ricardo Camargo, também da Embrapa, falará sobre ações da Associação de Meliponicultura de São Paulo.

Ao se tornar palco mais uma vez para atividades teóricas e práticas sobre a criação de abelhas sem ferrão, entre os dias 11 e 12, deste mês,  Franca consolida-se como cidade importante nessa área, recebendo especialistas de diversas partes do Brasil.

Os eventos serão no Parque Fernando Costa e no Jardim Zoobotânico. A participação no seminário é gratuita para pessoas que já criam abelhas ou iniciantes que desejam conhecer os cuidados básicos que devem ser observados e os vários tipos existentes.

O biólogo e professor Célio Rodrigues Pereira, da Secretaria de Desenvolvimento, lembra que estão com presença confirmada, profissionais com vasto conhecimento na área, que ministrarão cursos e oficinas durante os dois dias do evento. Farão abordagens teóricas e práticas, com a utilização dos espaços instalados pela prefeitura no Jardim Zoobotânico, onde está montado um dos maiores Meliponários do país, com cerca de 280 colônias.

Meliponário de Franca foi instalado no Jardim Zoobotânico e conta com 280 colônias (Foto: Prefeitura de Franca)

A organização é conjunta da AMESAMPA (Associação dos Meliponicultores do Estado de São Paulo) e da Prefeitura de Franca, via Secretaria de Desenvolvimento, buscando integrar os apicultores, divulgar e tornar mais conhecida a criação dessas espécies de abelhas e a sua importância no contexto ambiental.

Mais informações podem pelo telefone  3711-9483.


+ Cotidiano