​Seminário de Gestão Pública Fazendária de Ribeirão amplia a temática

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de julho de 2018 às 09:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Participantes vão discutir problemas comuns das finanças municipais, buscando soluções e adequação

Com programação totalmente definida, a sétima edição do Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP), que será realizado no Centro Universitário Estácio, em Ribeirão Preto, entre 18 e 19 de julho, ampliou muito a sua linha de temas.

O evento na sua primeira edição em 2012 se dedicou exclusivamente à Nova Contabilidade Pública, ampliando também para Controladoria no ano seguinte, só abordando novos temas de gestão pública na sua terceira edição.

A participação de agentes públicos fazendários aumenta de ano para ano, promoção que tem uma parceria entre a Associação dos Secretários Municipais de Finanças e Fazenda e da Secretaria da Fazenda de Ribeirão Preto, na oportunidade os titulares dessas pastas se reúnem em um encontro anual.

Ampliação dos temas

A contabilidade pública e o controle interno ainda têm uma atenção destacada, ocupando praticamente toda a tarde da quinta-feira, dia 19 de julho, mas a diversidade de assuntos ligados à gestão pública foi muito ampliada nesse dia: gestão de ativos municipais, a contratação pública, desonerações tributárias e, além da melhoria da qualidade da administração municipal, haverá um espaço para um dos mais aflitivos, o gerenciamento dos gastos com a saúde.

A previdência municipal terá duas palestras e, pela primeira vez, haverá um painel essencialmente tributário, onde conferencistas discutirão o Código Tributário Nacional e a necessidade da qualificação dessa lei municipal.

Esse ano a Receita Federal do Brasil participa com dois painéis, um sobre o necessário controle dos cadastros tributários e outro sobre o Simples Nacional. 

Sobre o último, o responsável pela palestra, Yukiharu Hamada, membro da Secretaria Executiva do Comitê Gestor, disse que o tema será de interesse dos participantes, “uma vez que os contribuintes do Simples Nacional representam aproximadamente 80% do cadastro das empresas constituídas no estado e no município”, explica.

A organização do evento informa que as inscrições já ultrapassaram 600 pessoas, com mais de 160 cidades inscritas.

Encontro de Secretários

Em evento simultâneo ao Seminário acontecerá às 16 h do dia 18 próximo, quarta-feira, o 16.o Encontro dos Secretários Municipais de Finanças e Fazenda do Estado de SP.

“Com 103 secretários inscritos até o momento, sendo 63 só da área de finanças públicas, os titulares dessas pastas utilizam esse evento, que é já tradicional no mês de julho em Ribeirão Preto, para discutir problemas comuns das finanças municipais, buscando soluções para a sua adequação, principalmente para viabilizar novos investimentos nas suas cidades”, explica Sergio Nalini, responsável pelo evento.

Serviço

7.o Seminário de Gestão Pública Fazendária – SGESP Data: 18 e 19 de julho

Local: Teatro do Centro Universitário Estácio Endereço: Rua Abraão Issa Halack, n.o 980

Link para inscrições e programação:
 http://www.sgesp.pmrp.com.br/index.php

Contato do evento – (16) 9 9991 4000 e-mail – [email protected]


+ Cidades