Semente de Baru: a joia do cerrado

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 20 de março de 2018 às 10:12
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sumaru, barujó, castanha-de-burro, coco-feijão, cumbary, meriparagé, castanha-de-ferro. Você já ouviu falar dessa semente? Além de ser uma delícia, ela é muito rica em nutrientes. Entenda porque ela deveria fazer parte do seu dia-a-dia.

Originária do Cerrado, esse alimento é campeão em ferro. Um estudo realizado na Universidade de Brasília (Unb) mostrou que em 30 gramas da semente há 1,4 mg do mineral, sendo que a necessidade diária de ferro é de 8 mg para homens e 18 mg para mulheres. Ou seja, ela é um aliado contra a anemia e a indisposição. Além deste mineral, o estudo encontrou na semente de baru boas quantidades de zinco, que tem papel fundamental na maturidade de células do nosso sistema imunológico, melhorando nossos mecanismos de defesa. Além disso, o fósforo e o magnésio também estão super presentes no alimento, garantindo a saúde dos nossos ossos.

Ela também é uma boa fonte de fibras. Mas como nem tudo são rosas, ela é cheia de calorias, 500 kcal a cada 100 gramas. Calma! Esse número é grande pois ela é rica em gorduras do bem como  ômegas 3, 6 e 9, que são ótimos antioxidantes e protetoras do coração.

A má notícia é que a árvore do Baru está quase em extinção, já que sua madeira é muito mais comercializada que o seu fruto. Então, quem sabe se aumentarmos o consumo dessa joia do cerrado, esse cenário não muda? Seria uma pena perder um alimento tão rico.

É possível achar essa semente na versão torrada salgada ou sem sal (essa é a melhor opção), principalmente em lojas de produtos naturais e produtos do cerrado. Ela é uma delícia para ser degustada sozinha (cai muito bem como um snack saudável), mas é uma ótima companheira para saladas também. Tem um sabor muito parecido com nosso querido amendoim.

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ Nutrição