Semana Nacional de Trânsito tem simulação de resgate e ações educativas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de setembro de 2019 às 09:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativas serão em todo o Estado. Em Franca, Prefeitura estuda local para simulação de resgate de acidente

Nesta quarta-feira, 18 de setembro, teve início em todo o Brasil a Semana Nacional de Trânsito, que até o dia 25 de setembro busca sensibilizar a população sobre o tema e mostrar que o trânsito é uma questão de cidadania, convocando as pessoas a refletirem sobre a importância de atitudes mais responsáveis.

A abertura oficial acontece às 14h, na sede do Detran.SP, com o lançamento de material do MOBA (Programa Mobilidade Ativa) e as palestras “Educação Emocional no Trânsito”, com o professor Rodrigo Ramalho; e “Os Comportamentos Humanos mais Letais no Trânsito e Como Mudar essa Realidade”, com Aly Said Yassine, da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).

A abertura será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Detran.SP.

Durante a semana, o Detran.SP realizará, em parceria com várias instituições, outras ações educativas na capital e no interior.

No total, serão por volta de 400 atividades em todo o Estado de São Paulo, entre exposições de carros batidos, palestras em empresas e escolas, pedágios educativos, gincanas estudantis, atividades do Clube do Bem-te-vi, distribuição de materiais e simulações com óculos 3D.

Simulação de resgate de vítimas

O resgate de vítimas presas em ferragens em acidentes de trânsito é uma operação complexa, que exige preparo técnico, equipamentos modernos e trabalho coletivo dos bombeiros. Tudo isso visando minimizar os abalos emocionais e traumas físicos provocados por um grave acidente.

Em Franca, a Prefeitura estuda um local para que essa operação delicada seja simulada. A simulação é uma ação conjunta entre o Detran.SP e o Corpo de Bombeiros com objetivo sensibilizar o público na Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país.

Outras simulações de resgate ocorrerão durante a Semana Nacional de Trânsito na Capital e em cidades do Interior de São Paulo. Haverá simulações em locais como a Avenida Paulista e o Parque da Juventude, em São Paulo; o Centro de Guarulhos; o Largo do Rosário, em Campinas; a Praça Rui Barbosa, em São José do Rio Preto; a avenida Independência, em Piracicaba; o Shopping Iguatemi, em Sorocaba; a Esplanada do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto; a Praça Saturnino de Brito, em Marília; o Largo do São João, em Avaré; o Passeio da Matriz, em Penápolis; entre outras cidades.

O salvamento veicular é o procedimento usado para localizar, acessar, estabilizar e transportar uma vítima presa no interior de um veículo, usando técnicas de desencarceramento e extração veicular. Durante as simulações, o Detran.SP vai distribuir material educativo e realizar abordagens com foco na conscientização da população.

Respeito à vida

O Governo de São Paulo, por meio do programa Respeito à Vida, promove e apoia mais de mil iniciativas em todo o Estado durante a Semana Nacional do Trânsito. A mobilização inclui ações de fiscalização e educação com foco na condução responsável e na cidadania em ruas e estradas.

Em outra frente, municípios desenvolvem projetos viabilizados por meio de convênios com o Governo do Estado para evitar acidentes e fatalidades. São R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas aplicadas pelo Detran.SP que já financiam mais de 8.500 intervenções de engenharia e ações de fiscalização e educação para o trânsito.


+ Trânsito