Semana Internacional do Café reúne setor em Minas Gerais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de novembro de 2018 às 11:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com competições e rodadas de negócios, a mostra movimenta cadeia produtiva em BH

Semana Internacional do Café começou nesta quarta-feira

Com campeonatos e rodadas de negócios, a Semana Internacional do Café (SIC) começou nesta quarta-feira (07) e está promovendo a cadeia do café em Belo Horizonte, capital do maior Estado produtor do Brasil. 

Neste primeiro dia, a SIC foi palco das primeiras disputas dos quatro campeonatos mundiais de baristas, organizados pela World Coffee Events (WCE) pela primeira vez no Brasil.

Entre os competidores estão baristas dos Emirados Árabes Unidos. Concorrendo no campeonato World Brewers Cup (Copa do Mundo de Preparo), está Ibrahim Hamza Al Mallouhi; em World Cup Tasters (Copa do Mundo de Prova de Café) está Andrés Salinas; e em World Latte Art, quem compete é Cris John Benavente.

Até sexta-feira (09), o evento vai receber produtores, compradores e profissionais de todo o mundo. O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), por exemplo, tem um estande com exposição de seus projetos de sustentabilidade e já divulgou ações, como a parceria com o Instituto Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Inpacto), que atua para a erradicação do trabalho análogo ao de escravo nos diversos setores econômicos do Brasil. Outro parceiro é a Fundação Neumann, que promove o desenvolvimento sustentável por meio do empoderamento dos produtores e de suas famílias.

As parcerias indicam esforços do Conselho para mostrar aos compradores o potencial sustentável da cadeia do café no Brasil. “O evento é uma grande oportunidade para o Cecafé reforçar as parcerias com o comércio exportador, instituições de pesquisa e ensino, empresas públicas e privadas, ONGs, associações, importadores, torrefações e consumidores, fator fundamental para fortalecer a resiliência do café nacional e continuarmos como potência mundial no setor”, afirmou Nelson Carvalhaes, presidente do Cecafé.

O evento conta com atividades simultâneas, como rodada de negócios, cursos e palestras de profissionais de referência no mundo do café. Ao todo, a Semana Internacional do Café 2018 contará com 25 eventos simultâneos, mais de 160 expositores, 400 amostras para a escolha do café campeão do ano, mais de 300 compradores internacionais e 140 baristas de 60 países.

“O interesse [do público] reforça a relevância do evento, que conta com a participação de todos os elos do setor, desde o cafeicultor, passando pela indústria e o consumidor final. E também a importância do Estado, que contará, neste ano, com um acréscimo de 30% na produção de café e será responsável por mais de 53% dos 58 milhões de sacas da safra nacional”, pontuou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, durante a cerimônia de abertura da SIC, no Expominas.


+ Agronegócios