Sem diagnóstico: aos 19 anos, jovem fez 66 cirurgias e não sabe o que tem

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 10 de setembro de 2020 às 03:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mulher tem inflamações pelo corpo desde criança e quase perdeu uma perna por causa do problema

A​os 12 anos, a inglesa Charlotte Evans foi levada ao hospital pela primeira vez com um quadro de inchaço. 

Hoje, aos 19 anos, ainda não há diagnóstico para explicar a razão do problema. A jovem já passou por 66 cirurgias desde então e quase teve a perna amputada.

Em um relato à BBC, Charlotte conta que as intervenções cirúrgicas foram feitas para aliviar a pressão causada pelo inchaço, mas deixaram marcas em sua pele.

Hoje, além de passar longos períodos internada e ter perdido parte da adolescência, a jovem sofre preconceito — muitas pessoas acham que as cicatrizes das cirurgias são de tentativas de suicídio.

Na primeira vez que reparou algo errado, Charlotte encontrou um calombo que se espalhou pela área do estômago, costas e pernas. 

Ela também sentiu muita dor no quadril. Os médicos não conseguiram descobrir a razão do inchaço e, meses depois, a situação se repetiu, desta vez, na mão.

O primeiro diagnóstico dos especialistas foi de síndrome compartimental, que afeta pessoas que tiveram alguma lesão, o que não aconteceu com a jovem. 

A patologia é causada pelo acúmulo de pressão devido a uma hemorragia interna ou inchaço no tecido que cobre os músculos.

A primeira cirurgia foi um corte para aliviar a pressão, que ficou aberto por uns dias. Porém, o caso piorou a partir daí. 

Hoje, ela faz um tratamento que funciona durante alguns meses, mas ainda sente dor eventualmente. Só neste ano, Charlotte teve oito manifestações da doença misteriosa.

Até o momento, não há diagnóstico. Os médicos também não encontraram nenhum outro caso de pacientes com sintomas semelhantes aos dela no mundo inteiro.

*Informações Metrópoles e BBC Brasil


+ Saúde