Sem aulas, creches e escolas municipais de Franca incentivam estudos em casa

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de maio de 2020 às 18:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sem previsão de retorno das aulas, Secretaria de Educação de Franca elaborou material e orientações

A Prefeitura de Franca, através de sua Secretaria da Educação, segue estimulando o estudo em casa a partir de atividades pedagógicas previamente repassadas aos familiares dos estudantes, com as orientações dos educadores de cada unidade de ensino. 

O mesmo passa a ocorrer a partir dessa semana com as creches conveniadas, que em boa parte estão retomando suas atividades administrativas, após um período de férias em razão do período de quarentena e também receberão as mesmas instruções.

Através de Resolução de nº 009/20, do dia 4 deste mês, publicada no Diário Oficial, a Secretaria Municipal da Educação transmite orientações gerais dispondo sobre as normas quanto ao material de orientação às família durante o período de suspensão das aulas por conta da pandemia causada pela Covid-19, para as creches conveniadas da rede municipal. 

Em suas considerações aponta os atos oficiais emitidos pelos Governos da União, do Estado e Municipal, além de regulamentos e normas versando sobre o calendário ante e esse quadro atípico de pandemia.

Assim, baseado em Medida Provisória estabelecendo normas excepcionais sobre o ano letivo da Educação Básica, fala da não obrigatoriedade do mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual prevista. Essa dispensa ora tratada se aplicará para neste ano letivo afetado pelas medidas de  enfrentamento da pandemia.

Atividades extras

 A Resolução tem o sentido de contribuir para minimização das eventuais perdas para as crianças, sugerindo que as escolas possam desenvolver alguns materiais de orientações aos pais ou responsáveis com atividades educativas de caráter eminentemente lúdico, recreativo, criativo e interativo, para realizarem com as crianças em casa, enquanto durar o período de emergência, garantindo, assim, atendimento essencial às crianças pequenas e evitando retrocessos cognitivos, corporais (ou físicos) e socioemocionais.

Nas escolas municipais grande parte dos alunos estão sendo estimulados a participar desse trabalho, a partir de material pedagógico entregue aos pais e que estão sendo devolvidos essa semana para fins de avaliação.

 Uma outra alternativa é o envio de material de suporte pedagógico organizado pelas escolas para as famílias ou responsáveis, considerando os cuidados necessários para evitar grandes aglomerações quando a entrega for feita na própria escola. 

A sugestão é que sejam materiais do MEC para o atendimento das crianças que frequentam escolas de educação infantil. 

Assim, para crianças das creches (0 a 3 anos), as orientações para os pais devem indicar atividades de estímulo às crianças, leitura de textos pelos pais, brincadeiras, jogos, músicas infantis. 

Já para as crianças da pré-escola (4 e 5 anos), as orientações devem indicar, da mesma forma, atividades de estímulo às crianças, leitura de textos pelos pais ou responsáveis, desenho, brincadeiras, jogos, músicas infantis e algumas atividades em meios digitais quando for possível.

O secretário da Educação, Eduardo Guerra, reforçou que as creches estiveram de férias e essa volta é num movimento dentro da linha de mandar material pedagógico para a casa dos alunos e orientar os pais. 

Devem desenvolver atividades nesse ambiente, não havendo uma data para volta, pois isso depende do posicionamento da Secretaria Estadual da Educação. 

Com relação aos retornos das equipes, cada instituição tem sua administração própria e devem ser organizar de acordo com condições de cada uma.


+ Educação