Sem ambição no Brasileiro, São Paulo já planeja futuro no Campeonato Paulista

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de novembro de 2017 às 13:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Federação Paulista de Futebol divulgou tabela do estadual do ano que vem na última sexta-feira

O Departamento de Competições da Federação Paulista de Futebol divulgou nesta sexta-feira (17) a tabela de jogos da primeira fase do Campeonato Paulista de 2018 – as datas e locais dos confrontos, porém, serão definidos posteriormente. O Tricolor fará a sua estreia fora de casa, diante do São Bento. O time são-paulino é o cabeça de chave do Grupo B, ao lado Ponte Preta, São Caetano e Santo André.

Já o primeiro clássico está agendado para a quarta rodada, contra o Corinthians, com mando de campo do rival. O San-São, por sua vez, está programado para a oitava rodada no Morumbi, enquanto o duelo com o Palmeiras está reservado para a 11ª rodada, fora de casa.

Serão quatro grupos com quatro equipes em cada (16 clubes). Os dois melhores colocados avançarão para as quartas de final da competição – assim como nas edições anteriores, os times do mesmo grupo não se enfrentam na primeira fase.

Os classificados para a semifinal serão organizados de acordo com a campanha ao longo da competição. Os confrontos também serão em ida e volta, assim como a decisão do campeonato. O estadual começará no dia 17 de janeiro e será disputado até o dia 8 de abril – data da grande final. Serão rebaixados para o Campeonato Paulista da Série A2 de 2019 os dois piores colocados na fase de grupos – independentemente das chaves.

A grande novidade para a disputa do estadual da próxima temporada será no limite de jogadores inscritos. Cada equipe contará com 26 atletas: 23 de linha e três goleiros – em 2017, foram 28 (25 de linha e três arqueiros). Em 2018, no entanto, os clubes poderão inscrever uma segunda lista ilimitada com jogadores das categorias de base com algumas regras específicas.

Os jovens atletas têm que ter participado de competição de base da FPF em 2017 ou antes e devem estar registrado pelo clube, sem empréstimos, por no mínimo 12 meses. Serão considerados atletas da base garotos de 16 a nascidos até 1997. Seguindo o modelo do Campeonato Espanhol, cada time poderá manter até cinco atletas da lista da base simultaneamente em campo.


+ Futebol