Seis super alimentos indicados para combater a depressão e a ansiedade

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de abril de 2020 às 13:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, número com tendência a aumentar, diz OMS

​​Quem sofre de depressão pode sentir-se permanentemente sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de realizar tarefas comuns do dia a dia, incluindo aquelas que antes lhe davam prazer.

Como, por exemplo, ler ou estar com os amigos. Além disso, quem está com depressão pode, potencialmente, experienciar sintomas físicos como dores de cabeça, de estômago, perda ou aumento de peso. 

O cérebro humano produz substâncias conhecidas por neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. 

Um destes neurotransmissores, a serotonina, é responsável por comunicar ao cérebro a sensação de bem-estar, regulando o humor e contribuindo também para a sensação de saciedade.

Entenda como a alimentação pode influenciar a produção de serotonina

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão.

Entretanto, é importante lembrar que esta não substitui o tratamento da doença, que inclui acompanhamento psiquiátrico e dependendo do caso, tomar medicação. 

De modo que, uma produção cerebral da serotonina é imperativo, o que exige o consumo de ‘matérias primas’ (chamadas de cofatores) fundamentais para a sua síntese.

São os casos dos triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6 e ácido fólico.

Eis seis alimentos que podem ajudar a aliviar depressão e ansiedade:

1. Maçã e laranja

Estas frutas fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a uma menor prevalência de sintomas depressivos. 

Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o stress e previne a fadiga.

2. Nozes e amêndoas

Estes frutos secos são ricos em selênio, um poderoso agente antioxidante que contribui para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do stress. 

Recomenda-se o consumo de cinco unidades de nozes ou de 10 a 12 unidades de amêndoas.

3. Ovos

São uma ótima fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que influenciam o bom humor. Recomenda-se a ingestão de um ovo por dia.

4. Mel

Este alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, coma duas colheres de sobremesa por dia. 

5. Banana

A banana é rica em hidratos de carbono, potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia. Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a dormir melhor. 

6. Aveia e centeio

Os dois são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. Tanto a aveia como o centeio melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão.


+ Saúde