Segurados relatam dificuldade para agendar serviços básicos no INSS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 02:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
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INSS precisa contratar mais funcionários e diz que concursos estão restritos por causa do ajuste fiscal

Os brasileiros que precisam agendar atendimento no INSS, pelo telefone ou pela internet, têm passado por um verdadeiro exercício de paciência. E eles também precisam de sorte.

De acordo com os solicitantes dos serviços de agendamento, nunca há vaga para a cidade em que residem, apenas para as cidades da região. E mesmo assim, às vezes chegam a ficar quase um mês tentando uma vaga, seja pela internet ou pelo telefone 135, do INSS.

Os serviços do INSS que precisam de agendamento prévio são: pedidos de aposentadoria, seja por tempo de serviço, idade ou deficiência; aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e de acidente, perícias médicas, entre outros.

O INSS declarou que, em dezembro de 2017, enviou ao Ministério do Planejamento um estudo informando a existência de um déficit de cerca de 4 mil servidores e que, até o fim de 2019, outros 12 mil servidores já terão condições de se aposentar. Por isso, segundo o INSS, é preciso contratar mais gente.

O Ministério do Planejamento declarou que convocou, nos últimos dois anos, 950 concursados para o INSS e que, neste ano, os concursos estão restritos por causa do ajuste fiscal.

Sobre a demora na central 135, o INSS declarou que os atendentes da unidade de teleatendimento de algumas cidades estão em greve há cerca de uma semana e que a empresa contratada pode ser multada se a situação não for resolvida. O INSS também afirmou que redistribuiu as chamadas para outras unidades.


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