Segundo pesquisas, você não será um bom líder se não for um bom coach

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de julho de 2019 às 12:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista indica 4 dicas fundamentais para exercitar o coaching na liderança

Recentes pesquisas revelam o que há muito tempo já sabíamos: a competência gerencial que separa o líder extraordinário (altamente eficaz) do líder mediano é o COACHING.

Ao contrário do que muitos líderes pensam, exercitar o coaching no local do trabalho não requer sessões formais e estruturadas. Podemos exercitar essa competência de maneira fluida e recorrente.

Para ser um líder coach, fundamentalmente é necessário ter em mente que seu papel é desenvolver pessoas, ativa e continuamente.

“Sempre dizemos em nossos treinamentos que,  como líderes, nossa função é desenvolver e formar outros líderes melhores que nós”, destaca a mestra em Administração, Elaine Dias, que acrescenta: “lembramos que as perguntas são o principal recurso que todo líder coach dispõe”.

Seguem 4 dicas fundamentais para exercitar o coaching na liderança:

  1. Ouça na essência
    Não apenas escute seus colaboradores, mas realmente ouça-os. Não somente com os ouvidos, ouça com os olhos, perceba o que está acontecendo ao seu redor, nosso corpo fala, perceba os sinais que eles estão emitindo. Entenda seus anseios e preocupações, depois, demonstre seu apoio. “Percebo que você está preocupado com […], há algo que possamos fazer a respeito?” é um exemplo do que você pode dizer/perguntar.
  2. Pergunte, não diga o que fazer
    Deixe que seus colaboradores encontrem os próprios caminhos. Use perguntas abertas para ajudá-los a propor seus próprios objetivos e desafios. “O que podemos fazer sobre isso?” ou “Você tem algo em mente em relação a esse assunto?”, são exemplos de perguntas que você pode fazer no dia a dia.
  3. Concentre-se nos avanços positivos
    Errar é humano, mas acertamos muito mais do que erramos, caso contrário, nem estaríamos nesse planeta. O erro faz parte do aprendizado. Incentive-os a procurar soluções e a pensar em áreas potenciais de crescimento em vez de problemas e frustrações.  Exemplo: “Dessa vez não deu totalmente certo, o que podemos fazer para não haver falhas na próxima?”
  4. Crie e demonstre senso de responsabilidade
    Antes de tudo, seja o exemplo. Certifique-se de cumprir os próprios compromissos que você assumiu.  Ao traçar um plano de ação junto com os liderados, lembre-os do compromisso pelo próprio desenvolvimento e de colocar o que foi acordado em prática. Faça acompanhamentos intermediários, não deixe esgotar prazos para perguntar se estão com algum problema. “Como está o projeto?” ou “Está precisando de ajuda com o plano?” são exemplos de perguntas nesse caso.

O coaching é uma metodologia excepcional que pode ser exercida por todo líder. Essa prática fortalecerá a relação e isso facilitará o trabalho em equipe, o atendimento às demandas diárias e a superação de desafios. Seus liderados saberão que podem se apoiar e confiar em você e isso fará toda a diferença.

AGORA QUE VOCÊ ENTENDEU COMO EXERCITAR O COACHING NA LIDERANÇA,  SABE QUE NÃO É POSSÍVEL SER UM LÍDER ALTAMENTE EFICAZ SEM SER UM BOM COACH,  NÃO É MESMO?