Secretaria de Educação diz não ter sido comunicada sobre blitz da merenda

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de junho de 2016 às 08:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria da Educação do Estado afirma que ainda não teve acesso ao relatório de visitas do TCE

Até escorpião foi encontrado junto aos alimentos da merenda escolar

​A Secretaria de Educação do Estado de SP, em nota oficial enviada ao Jornal da Franca, se manifestou a respeito da notícia divulgada com exclusividade na edição de ontem, de problemas encontrados por fiscais do TCE – Tribunal de Contas do Estado, na merenda escolar servida a alunos de escolas de Nuporanga e Ribeirão Preto. 

Segundo a assessoria de imprensa da SE, “a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo não teve acesso ao relatório de visitas do Tribunal de Contas divulgado à imprensa”. 

A nota explica ainda que em ambas as escolas estaduais, de Nuporanga e Ribeirão Preto, foram investidos nos últimos anos R$ 174,7 mil em melhorias. 

“Para a Escola Estadual Baudílio Biagi há uma reforma em orçamento que irá sanar o problema da rede de esgoto. Já a unidade localizada em Nuporanga, o mofo foi causado por entupimento da calha, e os reparos serão feitos com a verba de manutenção da escola”, diz a nota enviada ao JF.

Notícia exclusiva

O Jornal da Franca divulgou ontem (01), com exclusividade, o resultado da fiscalização do TCE em 200 escolas municipais e estaduais de São Paulo.

Na região de Franca, nove cidades foram alvos da blitz que montou a operação de forma aleatória: Barretos, Buritizal, Cajuru, Igarapava, Ipuã, Mococa, Nuporanga, Ribeirão Preto, Rifaina.  

As merendas servidas em Barretos, Buritizal, Cajuru, Igarapava, Ipuã e Rifaina não apresentaram problema e foram elogiadas pelos fiscais do TCE. Em Nuporanga e Ribeirão Preto, porém, foram encontrados problemas. 

No refeitório dos alunos da Escola Estadual Professor Baudilio Biagi, em Ribeirão Preto, tem um bueiro de esgoto perto da mesa onde os alunos comem.

Não foi o único problema. Na Escola Estadual Dona Maria Carolina de Lima, em Nuporanga, no interior, o teto estava totalmente mofado.

Os fiscais do TCE percorreram estabelecimentos localizados em 180 (cento e oitenta) municípios do Estado, além da capital. 

Durante 5 (cinco) horas, das 8h às 13h, as equipes do TCE checaram ‘in loco’ a forma como a merenda é oferecida em 114 escolas da rede municipal, 55 (cinquenta e cinco) unidades estaduais e 31 (trinta e quatro) escolas técnicas e profissionalizantes. 

A ação fiscalizatória, que ocorreu simultaneamente em todos os municípios, teve como objetivo vistoriar a qualidade dos alimentos, as condições de higiene nos locais de armazenamento, a origem dos produtos e se o abastecimento das escolas possui regularidade?

A fiscalização também acompanhou a entrega e o preparo dos alimentos. Na oportunidade, também foram verificadas a data de validade dos produtos, a quantidade e regularidade da merenda oferecida a cada aluno e a situação das refeições e lanches. 

Os fiscais observaram ainda as condições de limpeza e a segurança da cozinha e refeitório, e o estoque de produtos nas escolas. Todas as informações – fotos, dados, situações de irregularidade -, foram transmitidas diretamente para os Departamentos de Informática e Fiscalização do Tribunal de Contas.


+ Cidades