Se livre das dívidas: quatro dicas para manter o cartão de crédito sem atraso

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de dezembro de 2019 às 14:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hábitos simples envolvendo cartões de crédito são decisivos já que podem evitar grandes prejuízos financeiros

​Sem dúvidas o cartão de crédito trouxe comodidade e facilidade aos consumidores. 

Contudo, a facilidade de parcelar compras e iniciar o pagamento somente no mês seguinte pode ser perigosa, principalmente  quando essa praticidade vira descontrole financeiro.

Tais ações podem trazer prejuízos expressivos, visto que a dívida do cartão de crédito está entre as mais caras do mundo, ultrapassado os três dígitos em juros.

Para evitar esse tipo de transtorno e seguir com os pagamentos nas datas adequadas e assim manter seu cartão de crédito em dia, há hábitos simples, mas transformadores que podem auxiliar nesse processo.

Escolha a data de vencimento perto do salário

Com essa prática, assim que você receber já pode efetuar o pagamento, sem mesmo a necessidade de ter que esperar a data de vencimento. No momento em que sua fatura fechar, ela já pode ser paga.

Assim, evita-se perder a data de pagamento e assim se livrar dos juros cobrados pelo atraso.

Fique atento à data de fechamento da fatura

Dependendo da sua instituição financeira, 7  ou 10 dias antes do vencimento da sua fatura, um e-mail é enviado com um boleto em anexo, que pode ser utilizado para pagamento.

É importante destacar que ao realizar uma transação antes da sua fatura fechar, essa compra entra na sua fatura atual. Ou seja, as compras só passam para a próxima fatura quando realizadas depois do fechamento da mesma.

Não misture a conta física com a conta jurídica

Em hipótese alguma misture contas da pessoa física com as contas da pessoa jurídica.

Isso porque, com isso a empresa é impedida de ter um controle de gastos e fluxo de caixa organizado, o que pode ser uma situação de risco para o empreendedor seguir com seu negócio.

Coloque um lembrete no seu celular

É comum que Smartfones disponham de opções de lembretes. Uma boa alternativa é colocar uma nota lembrando da data de pagamento. Assim, o consumidor não se perde e tem maior controle sobre seus pagamentos.


+ Economia