SE CONHECENDO MAIS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de setembro de 2016 às 10:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Após alguns dias na academia, onde são realizados alguns treinos experimentais, chega a hora de fazer uma avaliação física. Este procedimento serve para que o educador físico possa prescrever os treinos com mais segurança e qualidade, assim como também serve para que o aluno possa se conhecer melhor e tenha um documento que comprove a evolução física que ele terá durante o passar do tempo, já que as avaliações serão realizadas periodicamente.

A avaliação física é dividida em algumas rotinas que são pré-determinadas: anamnese, avaliação postural, avaliação morfológica e avaliação neuromotora. Dependendo da estrutura da academia, também pode ser realizada a avaliação metabólica.

A anamnese é uma pequena entrevista onde o aluno relata sobre seus objetivos a serem alcançados, hábitos alimentares, histórico familiar de doenças, se usa medicamentos, tudo isso para que o avaliador obtenha o máximo de informações possível. Nessa fase da avaliação, o aluno responde o PAR-Q, um questionário com 7 perguntas onde ele responde “sim” ou “não”, para que seja identificado alguma possível limitação que o impeça de fazer atividades físicas.

Na avaliação postural, o avaliador observa se há algum desvio postural muito evidente pra que não seja agravado nos treinos, além de verificar assimetrias que podem ser minimizadas, promovendo maior harmonia corporal. É importante esclarecer que a correção de desvios posturais severos é responsabilidade do ortopedista e do fisioterapeuta.

Já a avaliação morfológica está relacionada às dimensões corporais, onde são mensuradas medidas antropométricas (peso, altura etc.) e de composição corporal (massa magra, percentual de gordura).

Durante a avaliação neuromotora são analisados, através de uma série de testes, aspectos relacionados a performance, como flexibilidade, força muscular, resistência muscular, potência muscular, velocidade e agilidade.

Para finalizar, a avaliação metabólica serve para observar a capacidade atlética do aluno e verificar o consumo máximo de oxigênio (VO² máx.). Essa variável é importante para prescrição de treinamento aeróbio, e o teste pode ser realizado utilizando um banco, uma esteira ou uma bicicleta ergométrica; ou ainda um ergoespirômetro, que é um aparelho computadorizado ligado a uma esteira ou a uma bicicleta, onde o aluno usa um tipo de máscara e se conecta a uns eletrodos para medir VO² máx., pressão arterial, frequência cardíaca, limiar aeróbio, limiar anaeróbio e o gasto calórico.

Todas essas medições e testes são utilizados em protocolos com fórmulas pré-estabelecidas, para que se tenha traduzida em números e dados a real condição física do aluno, o que se torna um importante instrumento para o educador físico ou personal trainer prescrever seus treinos de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Se você tem alguma dúvida, ou deseja ter uma segunda opinião a respeito da sua avaliação física, ou quer que eu monte um treino personalizado que se adapte ao seu ambiente, independente se você treina numa academia ou num estúdio, mande um e-mail para [email protected] e, caso você queira conhecer um pouco mais do meu trabalho, acesse minha fan page facebook​/deividcostapersonal ou no canal Prof. Deivid Costa no YouTube​

Te espero na próxima terça e vamo treinar!!!


+ Esportes