SAÚDE DO MÚSICO

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 11 de setembro de 2017 às 10:12
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Brahms , Mozart, Liszt, Chopin, Tchaykovsky, Schumann, todos, mas sem exceção todos tinham uma ROTINA de estudos. SAÚDE ! Tim!Tim !

Já que gostaram do depoimento anterior e me pediram pra contar mais sobre minha trajetória … Hoje vou falar de algo muito importante: ROTINA E SAÚDE !

Quando eu era criança, em minha casa tinham algumas regras básicas: no mês de Janeiro ( férias ) impreterivelmente tinha consulta ao Oftalmologista. Em Julho ( impreterivelmente ) tinha tratamento dentário. Uma vez ao ano tínhamos que tomar vermífugo. Logo após tomávamos ferro e alimentação adequada para o pós – vermífugo e alguma vitaminas. E falando em vitaminas, não faltava o fosfato uma vez ao ano, lembro-me bem de tomar vitaminas  para o cérebro e memória. Era um calendário rigoroso a ser obedecido. No aniversário e no Natal  tinha uma roupa nova mais fina. No mês de Janeiro passávamos uma semana em Santos curtindo o mar. Era uma rotina. Aos Domingos, meu pai convidava os filhos para uma volta de carro de manhã para vermos o que tinha de construção nova nos arredores da cidade ou então íamos visitar parentes de minha mãe numa fazenda bem perto daqui, mas quando eu era pequena a estrada era de areia, nem terra não era, era areia, e demorava muito para chegar, uns 15 kilômetros que duravam bastante tempo.

Por que estou dizendo isso ?

Por causa da ROTINA . Se tinha uma coisa que meus pais ensinavam e praticavam era sistematicamente ter uma rotina, agenda, horário, cuidar da saúde e tudo isso estava no calendário anual. Como foram cuidadosos conosco! Que esmero! Não se perdiam. E tinha um ditado em casa: – “Primeiro a obrigação, depois a diversão!” Eu ficava querendo acabar logo tudo o que era obrigação para depois me divertir. Ir ao dentista e ficar lá do lado de fora esperando por horas…era uma tortura, escutar o motorzinho e estar ali na sala de espera, não sabia se queria que me atendesse logo ou se acontecesse algo que o impedisse de me atender e eu pudesse ir embora. Mas tínhamos que fazer esta rotina anual.

E falando em ROTINA, vejo o quanto tudo isso interferiu em minha vida e em minha capacidade de detectar o que não está bem numa pessoa. Meu pai era farmacêutico e nos contava vários casos de como ele tratava doenças com condutas simples. Minha mãe era professora, muito exigente que mantinha os cadernos dos alunos sob supervisão total e não passava uma vírgula fora do lugar. Eu estudei em Colégio de freiras, depois Colégio de padres e depois Colégio Estadual. Todos os colégios com muitas normas, rotina, regras, conduta. Isso facilitou meus estudos, porque saber se programar e ter uma rotina , uma agenda e horários para cada coisa e fazer todas elas, é extremamente positivo.

SAÚDE DO MÚSICO

Falando em rendimento escolar vejo o quanto é importante a saúde do estudante de música, estudante de piano ou qualquer outro instrumento musical, enfim, a saúde de qualquer estudante. Aquelas rotinas básicas ANUAIS  que meus pais tinham para conosco : oftalmologista, dentista, controle de vermes, vitaminas, vacinas, considero a base para um estudante estar preparado fisicamente para estudar.

Saúde integral

Sair aos Domingos e apreciar o quanto a cidade cresceu e tornar isso uma rotina, nos fez mais observadores ao nosso redor, além de nos fazer gostar de nossa cidade e querer sempre o melhor para ela. Visitar parentes de vez em quando aos Domingos à tarde , mantinha os laços familiares e também nos levava ao campo. A família estava unida, aprendendo várias coisas juntos. Meus pais tiveram muita sabedoria para nos educar. Tenho imensa gratidão por isso.

Aos Domingos ninguém podia dormir até tarde. Meu pai sempre tinha uma proposta para Domingo de manhã e quando não tinha nada ele dava algum serviço em casa para fazer – lustrar puxadores  de armários embutidos era uma … não me esqueço disso. Ele dizia – “ não tem nada pra fazer ? Como assim vai ficar ociosa? – Sempre se tem algo a fazer … vamos todos lustrar as puxadores  dos armários e deixa-las brilhando”. E ele começava e continuava vae não parava até brilharem. E depois dizia : – agora vamos passar a semana olhando os puxadores brilhando, o belo faz bem à vista.

Hoje, a correria é tanta que há o esquecimento das ROTINAS ANUAIS. Há o esquecimento do prazer da convivência em família.

Um outro momento interessante era colocar as cadeiras no jardim à noite e esperar meu pai chegar da farmácia depois das 22 horas , com picolés de chocolate e limão da nestlè logo que entrava o verão. Chegava aquele verão intenso, sabíamos que todos nos sentaríamos à noite no jardim, iríamos olhar a quantidade de estrelas e misturar num copo os dois sabores de picolé.

ISSO É SAÚDE ! ROTINA É SAÚDE ! MOMENTOS FELIZES É SAÚDE !

Então, os músicos são pessoas acostumadas à rotina de estudo. Se forem treinados desde cedo a terem rotinas, se darão muito bem em qualquer área. E principalmente se fisicamente estiverem bem preparados com exames em dia, tudo aquilo que faz parte da verificação da saúde integral.

INVESTIMENTO NA CRIANÇA:

MOZART ESTUDAVA PIANO 10 HORAS POR DIA , COMO ROTINA E TAMBÉM DIVERTIMENTO.

Suspeita-se que teve Troconose , faleceu com 35 anos, com causa da morte não definida.

A infecção é adquirida pelo consumo de carne mal cozida de cistos com larvas de trichinella. As enzimas digestivas abrem os cistos e estimulam que as larvas penetrem pelas paredes do intestino onde as larvas amadurecem e se reproduzem causando sintomas de infecção gastrointestinal. As fêmeas podem chegar a 2mm e os machos a 1mm. As fêmeas fecundadas botam ovos na parede intestinal. Algumas semanas depois os filhotes nascem e viajam pelo sistema sanguíneo para os músculos estriados. Em alguns casos as larvas podem infectar os músculos do coraçãodiafragma ou músculos do olho causando complicações. No músculo as larvas se formam cistos resistentes, que quando forem ingeridos por um predador recomeça o ciclo.[2]

Os pais de Liszt – Adam e Ana, venderam tudo o que tinham ( e
não era muito ) e se mudaram para Viena para oferecer melhores estudos de piano
ao pequeno Franz Liszt – quando tinha 6 anos de idade. E este menino se tornou
o melhor pianista de TODOS OS TEMPOS. Um compositor que atravessou o século XIX
, um visionário que fez mais de 700 obras nos mais variados estilos. 

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero