Saúde de Franca utilizará tecnologia piloto para a desinfecção de ambientes

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de maio de 2020 às 21:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Experiência será realizada nesta quarta-feira, 20, no Pronto Socorro Adulto, nas UPAS e em um ônibus

Tecnologia está sendo usada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos nos trens do metrô (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Franca prepara para essa quarta-feira, dia 20 de maio, a realização de uma experiência piloto na cidade através de sua Secretaria de Saúde, no tocante a uma nova forma de higienização e desinfecção de ambientes. 

Serão utilizados recursos da tecnologia, com um equipamento móvel, que pode ser deslocado sem maiores dificuldades em determinados ambientes que emite luz ultravioleta (UV), experiência já praticada com certa regularidade em ambientes como hospitais e aeroportos.

Em São Paulo essa prática começou a ser aplicada experimentalmente pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos nos trens do metrô. 

O secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto e o coordenador Luiz Carlos Vergara, informaram que a experiência será feita em 4 ambientes nesta quarta-feira, começando pela manhã no Pronto Socorro Adulto (Dr. Álvaro Azzuz), nas duas UPAS (Aeroporto e Jardim Anita) e em um ônibus urbano da empresa São José.

 De acordo com as autoridades da Saúde, primeiramente será feita essa higienização a título de experiência e analisada a eficácia do sistema, para posterior entendimento com a empresa, buscando ampliar para outros locais e fazer a desinfecção sistemática nos ambientes com maior fluxo de pessoas.  

Segundo Luiz Carlos Vergara, trata-se de um sistema prático, eficaz, ágil e de baixo custo que poderá dar ainda mais segurança a todos os cidadãos que frequentam estes ambientes ou são transportados nos ônibus.

O equipamento contém um conjunto de oito lâmpadas ultravioletas com ímãs, permitindo que sejam movimentadas de acordo com a necessidade, a sua fixação em paredes ou outros móveis, de modo que sua versatilidade é total. 

Trata-se de um carrinho que permite ser levado de um lugar para outro, podendo a esterilização ser aplicada em recepções, consultórios e corredores, de maneira prática e rápida, com duração de sessões entre 2 a 3 minutos em cada local, sem deixar resíduos.


+ Saúde