Sarampo: seis casos são confirmados em Franca pela Secretaria de Saúde

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de agosto de 2019 às 17:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pacientes podem ter contraído a doença durante viagem. Vacina é gratuita e está disponível nas UBSs

Seis casos de sarampo foram confirmados nesta semana pela Secretaria da Saúde de Franca.

Segundo a Prefeitura, os pacientes trabalham em uma empresa de eletrodomésticos e teriam contraído a doença durante uma viagem para um curso em São Paulo (SP).

Em julho, a Secretaria da Saúde informou que monitorava 13 casos suspeitos da doença, dos quais dez eram colegas de trabalho.

Na época, durante coletiva de imprensa, o secretário José Conrado Neto disse que todos os funcionários da empresa foram vacinados. Por causa da possibilidade de terem sido expostos ao vírus, os parentes deles também foram imunizados.

A cidade não registrava casos de sarampo há 15 anos. Segundo a Prefeitura, a vacina gratuita está disponível em todos os postos de saúde. Os moradores devem procurar atendimento das 10h às 16h.

Transmissão e sintomas

O sarampo é uma doença altamente transmissível. O contágio se dá pelo contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e até respira.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal estar intenso. Podem aparecer manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.


+ Saúde