São Paulo firma apoio com IFC para novo lote de concessões rodoviárias

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de março de 2018 às 05:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:36
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Em Washington, governador assinou memorando com a instituição ligada ao Banco Mundial

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira (7) com a International Finance Corporation (IFC), órgão do Banco Mundial, um memorando de entendimentos visando a uma parceira para elaboração do projeto SP Roads II – um pacote com duas novas concessões rodoviárias no Estado de São Paulo.

O acordo foi assinado em Washington, Estados Unidos, onde Alckmin está desde ontem em agenda oficial para buscar parcerias e financiamentos nas áreas de transportes, rodovias e saneamento. Pela manhã, ele deu uma palestra para investidores e jornalistas no Wilson Center, em evento organizado pelo Brazil-U.S. Business Council.

“Dizer da alegria de estar com nosso embaixador, nossos secretários, e que a Georgina Baker (vice-presidente da IFC para América Latina, Caribe, Europa e Ásia Central) será muito bem-vinda em São Paulo na próxima semana. Agradecer ao IFC a boa parceria, temos um programa de concessões rodoviárias que pode, inclusive, com a participação de parceiros estratégicos, ampliar até o seu escopo para outras áreas. As concessões já realizadas em SP foram um grande sucesso, com absoluta transparência, inovação nos projetos, disputa na bolsa de valores, a B3, foi muito bem”, falou Alckmin na reunião com a executiva da IFC.

“A ideia com as concessões é trazer investimentos da iniciativa privada nos serviços públicos, para ampliar a boa infraestrutura do estado de São Paulo e gerar mais emprego e renda”, afirmou o governador.

Segundo o acordo, IFC e Governo agora farão diligências e estudos preliminares para delimitar o escopo da parceria. A intenção do governo é contar novamente com a consultoria da instituição para elaborar o modelo de concessão de centenas de quilômetros de rodovias, incluindo trecho hoje sob administrado pela Centrovias (o contrato vigente se encerra em 2019) e outros atualmente sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Um dos focos do projeto SP Roads II será a revisão e o aprimoramento dos indicadores de nível de serviço rodoviário, incluindo indicadores de segurança, infraestrutura, tecnologia e serviços para redução das fatalidades no trânsito. Ele deverá se integrar aos esforços do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e seu programa Siga Seguro, que busca reduzir em 50% o número de vítimas fatais no trânsito paulista entre 2015 e 2020.

O papel da IFC na futura contratação será o de apoiar a estruturação do projeto de concessão e instauração de licitação, buscando o modelo mais competitivo e, portanto, mais vantajoso ao interesse público. 


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