São Paulo abre concurso com 2,7 mil vagas para soldado da PM

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de julho de 2018 às 18:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As vagas são para ambos os sexos a partir da idade máxima de 30 anos

As vagas são para ambos os sexos desde que o candidato tenha, entre outros requisitos, a idade máxima de 30 anos. (Foto: Divulgação/PM-SP)

Saiu um novo edital para a Polícia Militar do estado de São Paulo, com 2.700 vagas e formação de cadastro de reserva no cargo de soldado de segunda classe, função que tem remuneração básica inicial de R$ 3.143,70. O edital publicado no Diário Oficial do estado (acesse aqui) define que as oportunidades são para homens e mulheres que tenham no mínimo o nível médio completo de escolaridade.

LEIA TAMBÉM: Novo concurso da PRF com 500 vagas é autorizado; edital sai até janeiro de 2019

Para ingressar no cargo serão exigidos, entre outros requisitos listados no edital de abertura, a idade máxima de 30 anos e a altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens. O documento também traz também um destaque para os candidatos que apresentem tatuagem. Há proibições a símbolos ou inscrições que ofendam valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar, que fazem alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, que pregue a violência ou a criminalidade, que fazem alusão a ideia ou ato libidinoso, que fazem alusão a ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos e, também, quem fazem alusão a discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem.

Inscrições e Provas

As inscrições serão recebidas entre os dias 09/08 e 10/09/2018 no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp), com taxa de participação no valor de R$ 50. Há previsão de isenção do pagamento da taxa de inscrição em casos previstos no edital de abertura.

Todos os candidatos farão prova escrita (objetiva e dissertativa) no dia 21 de outubro de 2018 em Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. As questões serão das disciplinas de Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Matemática, Conhecimentos Gerais, Noções Básicas de Informática e Noções de Administração Pública.

Os classificados nas provas escritas (objetiva e dissertativa) enfrentarão, ainda, exames de aptidão física e de saúde, exame psicológico, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, análise de documentos e, por fim, o curso de formação.

Atribuições do Cargo

De acordo com o edital do concurso, as principais atribuições do cargo de soldado PM de segunda classe são o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade.


+ Trabalho