Santa Casa realiza ações pela prevenção e tratamento do AVC

Os eventos são gratuitos e voltados a estudantes e profissionais da saúde, além do público em geral

Postado em: em Saúde

o Grupo Santa Casa de Franca em parceria com as universidades locais realizará ações voltadas ao tema da prevenção e tratamento do Acidente Vascular Cerebral

Oficialmente, o dia 29 de outubro é a data em nível mundial para a prevenção ao AVC, realizada pela World Stroke Organization e em nível nacional pela Rede Brasil AVC, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Academia Brasileira de Neurologia – e alinhadas a esta proposta, o Grupo Santa Casa de Franca em parceria com as universidades locais realizará ações voltadas ao tema da prevenção e tratamento do Acidente Vascular Cerebral.

No dia 27 de outubro às 15h uma Live direcionada aos estudantes e profissionais da saúde, e também ao público em geral, com abordagem sobre a prevenção e tratamento do Acidente Vascular Cerebral será realizada em parceria com o Uni-FACEF, que está disponibilizando toda a estrutura técnica para a transmissão do evento. 

A equipe organizadora da Live enfatizou a importância da participação dos estudantes e dos profissionais, e também do público em geral, pois o AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. 

E pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade, afetando a todos: sobreviventes, familiares e amigos, ambientes de trabalho e comunidades. 

A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento de urgência em um centro de AVC diminui a chance de sequelas. 

A cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC.

Esta ação organizada pela equipe da Unifran, em parceria com o Grupo Santa Casa de Franca, é voltada especificamente para estudantes e profissionais da saúde, e contará com três importantes palestrantes: Dr. Octávio Marques Pontes Neto – médico neurologista que abordará o tema ‘Avanços na Terapia de Repercussão para AVC isquêmico’; Dr. Carlos Eduardo Massote Fontanini – médico neurologista da Unidade de Emergência do HCRP, que apresentará o tema ‘Relato de Casos Clínicos- Unidade de AVC’; Dr. Vinícius Marques Carneiro – médico neurologista no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP – falando sobre ‘Abordagem Neurocirúrgica do AVCH’. 

O evento contará ainda com uma equipe moderadora composta por uma equipe multiprofissional especializada.


Artigos Relacionados