Santa Casa lança projeto para instalar mais 30 leitos para ampliar atendimento

O projeto é para ter 400 leitos com a vantagem de utilizar a estrutura física e de equipamentos existentes

Postado em: em Saúde

O projeto prevê a instalação destes leitos de UTI e Enfermaria no Hospital Geral (Santa Casa), no centro de Franca, em uma ala já existente que será utilizada para este fim

Já é de conhecimento público o atual cenário da insuficiência de leitos de UTI e de Enfermaria no SUS em Franca e região para atendimentos diversos em média complexidade.

Desta forma, o Grupo Santa Casa está em busca de suprir esta demanda lançando um projeto para instalação de 30 novos leitos de média complexidade.

São 15 de UTI e 15 de enfermaria, para atender a população, que sofre constantemente com as longas esperas por vagas, geridas pelo sistema CROSS, do Gestor SUS.

Muitas vezes, por falta de vagas, os pacientes são encaminhados para outros municípios distantes, causando dificuldades para os familiares em acompanhar a situação deste paciente.

Os atendimentos de média complexidade são um conjunto de ações e serviços com objetivo de atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.

O projeto prevê a instalação destes leitos de UTI e Enfermaria no Hospital Geral (Santa Casa), no centro de Franca, em uma ala já existente que será utilizada para este fim. 

Os custos financeiros para implementação que envolvem valores para investimento e para custeio – estão em fase final de estudos – e em breve serão apresentados aos entes governamentais municipal e estadual, pois envolvem não só a instalação física de leitos e equipamentos, mas também equipes assistenciais. 

O alinhamento da parceria com o poder público é essencial uma vez que saúde pública é constitucionalmente atribuição do mesmo e, o Grupo Santa Casa de Franca está na condição de instituição filantrópica prestadora de tais serviços, já possuindo estrutura pré-instalada que contribui e facilita a ampliação destes atendimentos.

400 leitos

O presidente voluntário do Grupo Santa Casa, Tony Graciano afirmou: “enquanto prestador de serviços de saúde para o SUS, o Grupo Santa Casa de Franca conta com o apoio e parceria das esferas de governo para podermos avançar continuamente na melhoria do atendimento à nossa população”.

Graciano ainda analisou: “e nesta linha de contínuo avanço, temos projeto para um novo hospital com 400 leitos, que será construído em módulos, com a vantagem de utilizarmos a estrutura tanto física quanto de equipamentos da Santa Casa e dos Hospitais do Coração e do Câncer, equacionando investimentos e custos e disponibilizando um complexo de excelência em atenção à saúde da população”, conclui o presidente. 


Artigos Relacionados