Santa Casa de Franca se prepara para trabalhar na contenção do coronavírus

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de março de 2020 às 17:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Instituição aplica medidas para preservar funcionários, pacientes e população da transmissão da doença

A diretoria do Grupo Santa de Franca compôs um Comitê Interno para COVID-19, com o objetivo de atuar com ações efetivas para prevenção de contágio de colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes. 

Este comitê interno – formado por médicos, enfermeiros, gerentes e gestores da instituição – atua alinhado ao comitê municipal que é composto pelo DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde) que representa o Governo do Estado, Secretaria Municipal de Saúde e Promotoria de Justiça.

O Grupo Santa Casa de Franca, que é composto por três unidades – Hospital Geral, Hospital do Coração e Hospital do Câncer – divulgou as medidas preventivas que já estão sendo aplicadas.

O objetivo é diminuir a circulação de pessoas desnecessariamente nos ambientes dos hospitais, para coibir a transmissão do vírus.

1) – As visitas a pacientes serão suspensas a partir de quarta feira 18/03/2020;

2) – Cirurgias eletivas suspensas a partir de quarta-feira, 18/03/2020;

3) – Atividades do Centro de Voluntários suspensas (inicialmente por 15 dias);

4) – O serviço de Reabilitação Física será suspenso; atendimento apenas para pacientes com AVC agudo e Pós-operatório – 18/03/2020;

5) – As visitas religiosas, técnicas, de palhaços e de voluntários foram suspensas a partir de quarta-feira, 18/03/2020;

6) – Classe Hospitalar está suspensa (imediato);

7) – Consultas do Ambulatório Escola serão desmarcadas a partir de segunda-feira, 23/03/2020;

8) – Atendimentos Oncológicos e de Hemodiálise serão mantidos;

9) – Alunos no hospital: aulas suspensas a partir de 23/3;

10) – Serviço de Ortopedia apenas urgência (a partir de 23/3/2020);

11) – As equipes de Enfermagem e Administrativa receberam treinamento para intensificar os protocolos de lavagem das mãos e desinfecção dos equipamentos.

O presidente do Grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano, declara:

“Este é um momento crucial em que devemos manter uma atitude realista e positiva – e trabalharmos com foco na contenção da transmissão do vírus e no tratamento dos pacientes”.

A médica infectologista Fernanda G. J. dos Santos, responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa faz um apelo à população: 

“É importante que a população se conscientize de que apenas uma pequena parcela de pessoas infectadas pelo vírus desenvolverá sintomas mais graves. 

Portanto, pedimos que aqueles que estiverem com sintomas leves permaneçam em casa, e não procurem as unidades de atendimento, pois podem espalhar ainda mais o vírus.

Assim, as pessoas que estiverem realmente com sintomas graves poderão ser tratadas adequadamente e ter suas vidas resguardadas”, informou a médica Fernanda dos Santos.

O Grupo Santa Casa de Franca pede que a população da cidade e da região se mantenha calma e confiante.

Pede que pratique as medidas de isolamento social, para evitar a propagação do vírus e direcionando as pessoas com sintomas agudos para as unidades de atendimento.


+ Saúde