Santa Casa de Franca recepciona médicos residentes para 2019

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de março de 2019 às 11:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

20 novos médicos atuarão este ano na instituição, que é referência em atendimentos de alta complexidade

Médicos que irão cursar a Residência Médica na Santa Casa de Franca a partir de 2019 (Foto: Reprodução)

Os novos médicos que irão cursar a Residência Médica a partir de 2019 foram recebidos nesta manhã, 18 de março, pela equipe da área de Ensino e Pesquisa e Comissão da Residência Médica, que prepararam uma cerimônia especialmente para oferecer as boas-vindas.

A supervisora da área de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Rute Moraes Silva, iniciou com uma apresentação sobre a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, explicando que esta tem uma história de 121 anos, e que hoje é um grande complexo hospitalar, composto pelas unidades do Hospital Central, Hospital do Coração e Hospital do Câncer – sendo ainda responsável pela administração dos AMEs – Ambulatórios Médicos de Especialidades de Franca e Taquaritinga.

Explicou ainda, que a Santa Casa é um hospital de referência em atendimentos de alta complexidade, não só para Franca, mas para 21 municípios da região, com um público estimado de 700 mil habitantes; apresentando ainda os títulos e certificações conquistados pela instituição, como por exemplo, Hospital de Ensino, Hospital Amigo da Criança, Hospital Ouro em Qualidade, 9ª Melhor Maternidade, 2º Melhor Hospital do Estado de São Paulo, Banco de Leite (3 títulos consecutivos de qualidade e excelência) entre outros, que tornam a Santa Casa de Franca um importante centro de atendimento ao público e formação de profissionais, não só da Medicina, mas de várias profissões relacionadas à saúde.

Presidente Tony Graciano desejando as boas-vindas aos novos residentes (Foto: Reprodução)

O presidente voluntário do Complexo Hospitalar, senhor Tony Graciano, abriu a cerimônia desejando as boas-vindas a todos os novos médicos residentes, agradecendo aos mesmos por escolherem a Santa Casa de Franca para cursarem suas residências e enfatizando a qualidade da instituição em Ensino e Pesquisa.

Na sequência, o médico e coordenador da COREME (Comissão da Residência Médica), Laurence Dias de Oliveira falou aos novos residentes sobre a importância do empenho de cada um em relação ao estudo e ao aprendizado prático, para a efetiva formação como profissional; abordou ainda aspectos práticos relacionados ao respeito às normas internas da instituição e também à legislação vigente.

A responsável pelo setor de Segurança do Trabalho, Andréa Taveira Papacídero, fez uma apresentação sobre as Normas Regulamentadoras para atuação dos médicos, garantindo sua própria segurança e também dos pacientes atendidos – explicando ainda sobre os procedimentos em casos de acidentes.

Em seguida, o médico e coordenador da Residência de Ginecologia e Obstetríci, Eduardo Migani Teixeira, disse que a Santa Casa de Franca tem um excelente histórico na formação de médicos, talhando profissionais de alto nível, que após o período de residência desenvolvem um trabalho de excelência.

A Coordenadora Assistencial Ana Carolina Botto Paulino, reafirmou as boas-vindas aos residentes, colocando-se à disposição para qualquer forma de auxílio e apoio necessários ao pleno desempenho dos mesmos durante a Residência. Os coordenadores de equipes multiprofissionais apresentaram-se um a um para os residentes, também disponibilizando suas equipes para apoio.

Concluindo a cerimônia, Lawrence convidou o grupo para uma foto oficial e para um café da manhã de confraternização – e logo após, dirigiram-se para as áreas nas quais atuarão.


+ Saúde