Santa Casa comemora o sucesso no simpósio sobre o tema doação de órgãos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de setembro de 2018 às 18:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O evento foi voltado a profissionais e estudantes da saúde, contando com palestras e abordagens

A Santa Casa de Franca realizou, nesta quinta-feira, 27 de setembro, no Teatro do Júri da Unifran, o 2º Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. A data foi especialmente escolhida por ocasião do “Setembro Verde” – sendo o dia 27, o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos.

O presidente do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca agradeceu ao público presente, falando sobre a importância do trabalho de conscientização da sociedade acerca do tema doação de órgãos.

Ana Carolina Botto, enfermeira, gerente assistencial da Santa Casa de Franca e Coordenadora da CIHT – também agradeceu aos participantes, aos membros da CIHT e ao coordenador do curso de enfermagem da Unifran, Júlio Ribeiro.

A abertura contou ainda com apresentação de trio de músicos do Projeto Guri, fazendo uma apresentação com músicas instrumentais brasileiras e logo após houve a entrega da premiação a uma aluna da rede pública de ensino que venceu o concurso de desenho sobre a doação de órgãos – recebendo como prêmio uma bicicleta doada pelo Magazine Luiza.

O evento foi voltado a profissionais e estudantes da saúde, contando com palestras e abordagens sobre: Testes para determinação da ME (Morte Encefálica); O papel do Enfermeiro na manutenção do potencial doador de órgãos; Entre a morte e a doação: o papel do psicólogo na CIHT (Comissão Intra Hospitalar de Transplantes); A atuação do Enfermeiro na Captação de Órgãos; Projeto Luz (Captação de Córneas).

A equipe da CIHT (Comissão Intra Hospitalar de Transplantes) da Santa Casa de Franca e a Coordenação do curso de Enfermagem da Unifran levaram mais conhecimentos acerca da Doação de Órgãos e os assuntos que permeiam o tema – melhorando assim a atuação dos profissionais e ampliando as possibilidades de captação de órgãos.


+ Saúde