Sanduíche pronto substitui uma refeição? Depende, então cuidado ao comprar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de maio de 2020 às 10:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nem sempre temos tempo de preparar uma refeição completa e os sanduíches aparecem com uma ótima solução

Nem sempre temos tempo ou possibilidade de preparar uma refeição completa e nesses momentos os sanduíches aparecem com uma ótima solução. 

Pensando nisso, existem empresas que vendem esses alimentos prontos em supermercados e estabelecimentos que fazem os seus próprios produtos desse tipo. 

Se o lanche tem uma opção de proteína (como as carnes), verduras e alguma gordura boa (como os queijos magros), já equivale a uma refeição completa. 

Mas, para que eles possam se encaixar em um cardápio saudável, não pesem na balança e não ofereçam riscos à saúde, é imprescindível checar com o que e como são feitos.

De olho no rótulo

– Comece analisando o pão:

O mais indicado é que ele seja integral, aumentando a saciedade, combatendo o excesso de colesterol e favorecendo o funcionamento do intestino.

– Prefira proteínas magras:

O atum, o salmão, o frango desfiado e as carnes, o rosbife, por exemplo, são boas escolhas. 

Já os embutidos em geral, como o salame, a mortadela e o presunto, devem ficar nos últimos lugares na lista de opções, pois têm muita gordura e sódio. 

Mas, eles não precisam ser banidos se forem ingeridos de vez em quando. Nesse caso, prefira os lights ou sem capa de gordura.

– Evite os queijos amarelos:

Eles são mais gordurosos e calóricos. Por isso, o melhor é apostar nos produtos feitos com queijo minas, ricota ou cottage.

– Cuidado com os molhos:

Na maioria das vezes eles são cheios de calorias, gorduras e sódio, elementos que fazem com que o sanduíche não fique nada saudável.

– Os que levam vegetais se destacam:

Se o recheio contar com folhas, como alface e rúcula, e legumes, o tomate e a cenoura, por exemplo, o produto provavelmente deve ser selecionado, já que tem mais fibras e nutrientes.

– Compare as tabelas nutricionais:

Independentemente de todos os itens anteriores, como as receitas variam muito, o ideal é checar as informações do rótulo com cuidado e colocar no carrinho o sanduíche com menos calorias, gorduras e sódio e mais fibras. 

Alimentos com baixo teor de gorduras saturadas são aqueles com até 1,5 g em 100g. No quesito sódio, são considerados preocupantes os índices acima de 20% do valor diário recomendado por porção. 

Quando se trata das fibras, são estabelecidos como fonte os alimentos que contêm no mínimo 2,5 g por porção e ricos quando apresentam no mínimo de 5 g. 

Se a tabela não estiver disponível, já que ela não é obrigatória nesse caso, o indicado é comparar os ingredientes.

Embalagens

Como se trata de um tipo de alimento muito perecível, quanto mais fresco ele estiver, melhor.

Refrigeração é essencial

Não leve o produto para casa se ele não estiver estocado em uma geladeira e em um local bem limpo. 

Aliás, a higiene do estabelecimento é ainda mais importante nesse caso, pois, quando o sanduíche é feito no próprio supermercado, isso mostra que pode ser consumido sem receio.

Confira o aspecto geral do sanduíche

Se ela tiver qualquer dano, o alimento deve ser descartado. Também é importante verificar se o invólucro é bem feito. 

Os produtos que são apenas envoltos em um filme plástico correm mais risco de contaminação.


+ Nutrição