Samsung apresenta 1º ser humano artificial do mundo em feira em Las Vegas

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de janeiro de 2020 às 13:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É uma simulação virtual de inteligência humana que aprende, conversa e simpatiza como uma pessoa comum

A era dos seres humanos artificiais pode estar mais próximas do que você pensa.

A divisão de pesquisa experimental da Samsung levou à Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de tecnologia do mundo, uma demonstração do que chama de primeiro ser humano artificial do mundo.

É uma simulação virtual de inteligência humana que aprende, conversa e simpatiza como uma pessoa comum.

Qual a diferença para um robô? Cada humano simulado — que existirá nas telas, não no mundo real — será chamado NEON. 

O conceito da gigante sul-coreana de tecnologia e eletrônicos é que eles desenvolvam personalidades convincentes a tal ponto que podem se tornar companheiros amigáveis, instrutores de ioga, âncoras de TV e porta-vozes.

O que disse a Samsung? “NEON é como um novo tipo de vida”, disse Pranav Mistry, presidente do STAR Labs, abreviação de Samsung Technology & Advanced Research.

“Existem milhões de espécies em nosso planeta e esperamos acrescentar mais uma. Os NEONs serão nossos amigos, colaboradores e companheiros, continuamente aprendendo, evoluindo e formando memórias de suas interações.”

Mistry tuitou um exemplo de um NEON com a aparência do falecido cofundador da Apple, Steve Jobs.

Como a empresa desenvolveu o produto? A base é uma plataforma de tecnologia proprietária em desenvolvimento pela empresa, chamada CORE R3, que significa Realidade, Tempo Real e Responsivo, na sigla em inglês. 

Usando redes neurais e outras técnicas de inteligência artificial, a CORE R3 foi treinada com informações sobre como os humanos se parecem, se comportam e interagem e “pode criar computacionalmente uma realidade natural além do que a percepção normal pode distinguir”, de acordo com o STAR Labs.

(Com a Bloomberg)

*6Minutos


+ Tecnologia