Sales Oliveira reúne especialistas para workshop sobre abelhas sem ferrão

  • Entre linhas
  • Publicado em 31 de outubro de 2018 às 17:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo do evento é conversar com as pessoas e estimular a criação racional de abelhas nativas sem ferrão

Sales Oliveira realizará em 1º de dezembro o “I Workshop Sobre Abelhas Sem Ferrão”. O objetivo do evento é conversar com as pessoas e estimular a criação racional de abelhas nativas sem ferrão, atividade chamada de meliponicultura.

A troca de experiências com especialistas da área é destinada a criadores, estudantes e pessoas que se interessam pelo assunto. Serão realizadas palestras, oficinas e atividades práticas no Centro Cultural Santa Rita, das 8h às 18h.

O workshop será ministrado pelo professor e doutor em genética pela Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto (FMRP) Ademilson Espencer, o meliponicultor José Mauro Souza (Maurinho), que é um grande criador de abelhas sem ferrão, com vasto conhecimento.

Também, pelo proprietário do apiário e meliponário Flamboyant, Ailton Fontana, que é um dos especialistas mais conhecidos do meio e respeitado criador, a instrutora de meliponicultura e jardins para abelhas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Viviane Laguna.

Além do meliponicultor Anderson Matos Magalhães, do projeto Recanto Abelha Nativa, que é criador de abelhas sem ferrão há mais de 15 anos, com experiência em manejo de diversas espécies nativas do Brasil.

O evento é realizado pelo Sindicato Rural, Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e Senar, em parceria com a Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo (Amesampa), Departamento de Meio Ambiente e Prefeitura Municipal.

 Inscrições

Para participar do “I Workshop Sobre Abelhas Sem Ferrão” é imprescindível a inscrição antecipada no Sindicato Rural, na Avenida Dom Pedro II, 95, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Mais informações no telefone (16) 3852-1755.

A matrícula também pode ser feita no site: bit.ly/salesoliveira. O evento é gratuito, e as vagas são limitadas. O Centro Cultural Santa Rita fica na rua Sete de Setembro, 31, Centro, Sales Oliveira (SP), em frente à Praça Santa Rita.

 Criação de abelhas nativas sem ferrão

Criar abelhas nativas sem ferrão é relativamente simples. Não oferece risco à saúde das pessoas graças à ausência do ferrão, o que dispensa o uso de equipamentos de proteção, — diferentemente de suas parentes com ferrão, as exóticas: europeias e africanizadas.

A meliponicultura pode ser feita no perímetro urbano, até mesmo no quintal de casa. O manejo não exige força física ou longos períodos de dedicação, e os plantios próximos a criação apresentam melhor desempenho devido à polinização das abelhas.

O mel do inseto sem ferrão contém características diferenciadas em relação ao tradicional, das abelhas com ferrão. O sabor é menos doce, possui mais nutrientes e tem propriedades medicinais, sendo objeto de estudos científicos.


+ Cidades