Saiba quais são os sinais que mostram que você está exagerando no café

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de novembro de 2019 às 01:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Irritação do estômago, insônia e ansiedade são alguns dos sinais que podem estar relacionados ao excesso

​Um café ao acordar, outro ao chegar no trabalho, outro depois do almoço, no lanche da tarde e talvez até após o jantar. Você é esse tipo de pessoa? 

Se a resposta for positiva, é melhor saber que pode estar exagerando, uma vez que vários estudos concordam que o máximo da bebida que se deve ingerir por dia é de 150 ml ou 400 mg de cafeína. Essa conclusão é de um artigo de 2017, que avaliou mais de 400 estudos e foi publicado no periódico acadêmico Food and Chemical Toxicology.

1. Sorriso amarelado
É verdade que existem outros alimentos capazes de alterar a cor dos dentes, mas o café é um potencial. Observe fotos antigas e compare com a situação atual. Aqui, também vale lembrar que, para evitar esse tipo de problema, escovar os dentes após o consumo ajuda.

2. Insônia
A insônia pode ser fruto de muitos outros fatores, porém, se você sofre com o problema e tem o hábito de tomar café depois das seis da tarde, experimente deixar a bebida de lado por alguns dias. 

Um estudo realizado por cientistas da Escola de Medicina Universidade de Pittsburgh aponta que consumir cafeína moderadamente não altera a qualidade do sono e pode até fazer bem, uma vez que é estimulante. 

Porém, o excesso se mostra relacionado a distúrbios que abrangem dificuldade para dormir ou de manter-se dormindo por toda noite.

3. Ansiedade e inquietação

Hoje em dia, é difícil encontrar quem não se sinta ansioso. Mas, para os indivíduos mais sensíveis à cafeína, o estímulo à liberação de adrenalina pode causar ansiedade ou piorar os sintomas. Para avaliar se o item, de fato, interfere nessa sensação, faça testes reduzindo ou cortando a bebida da rotina.

4. Gastrite
Em alguns casos, o café pode causar gastrite ou irritar o estômago. A queimação, geralmente, é fácil de identificar como causa e consequência, uma vez que as dores tendem a aparecer algumas horas após o consumo. Se esse for o seu caso, tente reduzir a quantidade e procure um médico.


+ Saúde