Saiba quais são os melhores e mais fáceis temperos para cultivar em casa

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 14 de agosto de 2020 às 03:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Pensando em dar um toque especial nas suas refeições? Aposte nos temperos frescos

​Pensando em dar um toque especial nas suas refeições, deixando com sabor diferenciado? Aposte nos temperos frescos! 

Algumas ervas são perfeitas para se plantar em casa. Basta ter um espaço no quintal ou na varanda para cultivar a sua própria horta.

É importante escolher um local que receba uma boa quantidade de sol durante o dia, para garantir que as plantas possam crescer sem problemas. 

Dá para usar vasos individuais ou um único maior, no entanto, é importante deixar um espaço entre as espécies diferentes, caso elas sejam cultivadas no mesmo lugar.

Caso queira acelerar o processo, é preciso adubar a terra. Isso ajudará a repor os nutrientes mais rapidamente. 

Depois, é só escolher os seus temperos favoritos e se atentar aos cuidados que cada um deles necessita. Em pouco tempo, eles vão estar prontos para serem colhidos e usados nas receitas.

Veja as melhores opções:

Hortelã

A hortelã é uma das ervas que precisa de cuidado no cultivo e não deve ser plantada junto com outras espécies. 

O ideal é usar um vaso individual, já que a raiz é muito profunda e, em contato direto com o solo, pode se tornar uma praga. 

Ela é uma erva que não precisa de incidência direta do sol, mas requer regas diárias e com bastante água. O ideal é colher suas folhas antes ou durante a floração.

Alecrim​

Essa planta é ideal para quem não tem tempo para cuidar de uma horta, porque é muito simples de ser cultivada. 

Tudo que ela precisa é de um vaso grande, bastante incidência de luz e ser regada apenas duas vezes por semana, pois muita água pode matá-la. 

O alecrim pode ser colhido 90 dias após o plantio e apenas as pontas dos ramos devem ser cortadas.

Salsa​

Ideal para temperaturas amenas, a salsa deve ser plantada em vasos com pelo menos 30cm e receber cinco horas de exposição ao sol todos os dias. 

Não deve ser regada muitas vezes, apenas quando o solo estiver seco. Por ser um tempero de vida curta, ela deve ser colhida com frequência, depois de 60 a 90 dias que foi plantada.

Cebolinha​

A cebolinha é perfeita para ser plantada em espaços pequenos e pode ser cultivada junto com outras plantas, desde que o solo seja rico, por isso é importante adubá-lo. 

Ela não precisa de exposição direta ao sol, mas pede um lugar com boa iluminação e deve ser aguada diariamente. A colheita pode ser feita 75 dias após o plantio.

Pimentas​

Para quem gosta de um tempero picante, a melhor opção é a pimenta. 

As espécies mais famosas são a dedo-de-moça e malagueta, mas os cuidados para os outros tipos são semelhantes. 

O importante é deixá-las bastante tempo no sol, por isso o recomendado é plantá-las no inverno para que elas se desenvolvam no verão. Regue três vezes por semana e colha após 90 dias.

Orégano​

Um dos temperos mais comuns em receitas, o orégano precisa de um solo fértil e de uma temperatura moderada. 

O ideal é que ele fique no sol por pelo menos quatro horas por dia, quanto mais tempo mais realçado será o seu sabor. Regue diariamente, mas cuidado para não encharcar as raízes. Colha quando a planta atingir 20cm.

Manjericão​

O manjericão deve ser cultivado em vasos individuais e precisa de bastante exposição ao sol, para acentuar o seu sabor e aroma. 

A erva deve ser regada diariamente, mas sem exageros. Pode ser colhida entre dois a três meses após o plantio e, depois da primeira colheita, as seguintes devem ser frequentes.

Tomilho​

Esse é um dos temperos mais fáceis para se plantar em casa, pois ele não requer muitos cuidados. 

Essa erva não pede adubação, mas, sim, drenagem. Por isso, o ideal é alternar camadas de terra, areia e cascos de telhas no vaso. Ele deve ser regado apenas quando o solo estiver seco e pode ser colhido após 60 dias depois de plantado.

Coentro​

Para essa planta, o ideal é que ela seja plantada no verão, pois precisa de calor para se desenvolver, além de receber luz todos os dias. 

O seu solo deve ser fértil e estar sempre úmidos, mas não encharcado. A colheita do coentro o pode ser feita de 30 a 70 dias após a germinação.