Saiba quais são os itens que devem ser descartados em uma faxina daquelas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de setembro de 2016 às 11:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É preciso eliminar produtos velhos e antigos para manter a ordem e o bem estar na sua residência

Quem nunca guardou revistas achando que um dia seria consultado e 10 anos depois constatou que conseguiu sobreviver muito bem sem elas e que também acabou não fazendo aquela cestinha artesanal linda feita com rolinhos de folha de revista?

A desordem faz parte da nossa vida, papéis, comprovantes, revistas, presentes, etc. É preciso disciplina e vigilância constante para manter tudo organizado e evitar a bagunça. A boa notícia é que existem muitas maneiras de destralhar a casa, evitar a bagunça e organizar sua vida imediatamente.

Anote como começar seu descarte:

1. Amostra Grátis

Amostra grátis parece tentador não é? Afinal é grátis! Comece dizendo não para amostra grátis de produtos, canetas promocionais, chaveiros e qualquer outra coisa sem real utilidade. Isso vai se acumular no fundo da gaveta e trazer mais desordem à sua vida.

 2. Revistas velhas

Tem gente que adora papel, eu sei! Se você não é desses, opte por receber suas revistas de maneira eletrônica (no tablet), a vantagem é que a assinatura é mais barata, você não tem contratempo com as entregas quando está de férias ou muda de endereço, a leitura é feita de maneira rápida e ainda ajuda poupar algumas árvores.

Se você estiver mantendo revistas velhas para poder consultar no futuro, crie um painel online no Pinterest, você pode salvar suas referências, fotografar, deixar tudo arquivado e pesquisar outras ideias. Além disso, é fácil de consultar e você pode acessar do computador, tablet ou celular, o que torna tudo mais prático!

Se está mantendo as revistas para que seus filhos possam utilizar em colagens e trabalhos escolares, mantenha três no máximo.

3. Alimentos vencidos

Verifique sua despensa ou seus armários de alimentos e faça uma inspeção nos alimentos expirados, verifique enlatados, condimentos, bebidas, massas e cereais. Aproveite para doar aqueles que você comprou para testar e não usou ou não aprovou. Pare de comprar um novo tempero para cada nova receita, simplifique suas especiarias e concentre-se nos seus temperos favoritos. Você pode aproveitar e fazer um inventário dos alimentos da despensa e planejar um cardápio para usar seu estoque antes que tudo expire.

4. Roupa velha

Pare de guardar aquelas roupas que você pode usar “algum dia”. Hoje é o seu dia! Use suas melhores roupas agora! Use roupas que te fazem sentir bem e esteja sempre pronto para tudo. Aproveite e separe para doação itens com as quais você não se sente confortável e descarte tudo o que está desgastado, manchado ou desbotado.

5. Papel, papel e papel

Uma pilha de papéis tende a crescer rapidamente, então evite os papéis. Comece dispensando a segunda via de recibos do cartão de débito e crédito, jogue todos os outros recibos sem importância o mais rápido possível. Pare de pegar menus de restaurantes, folhetos, cartões, etc. Opte por receber as faturas online, pague também online e salve seus comprovantes de pagamento em PDF (não precisa imprimir) ou crie uma pasta na sua conta de e-mail para armazenar seus comprovantes e notas fiscais.

6. Sacolas de plástico

Comece colocando suas sacolas de compras reutilizáveis em seu carro e se comprometa a usar apenas elas quando for à feira ou ao mercado. Jogue fora as sacolas em excessos, elas vão se multiplicar novamente, confie em mim.

7. Coisas quebradas

Jogue fora aqueles objetos quebrados e você separou para consertar e não teve tempo ou disposição para fazer e que estão já faz algum tempo ocupando um lugar na sua casa. Tire essa pressão de si mesmo, jogue fora e veja sua casa respirar.

8. Rouparia

Descarte roupas de cama e toalhas velhas, manchadas ou rasgadas imediatamente. As chances de que você precise usá-las novamente são mínimas e você não vai querer que suas visitas usem as piores roupas de cama ou banho, vai?

9. Louça lascada

Louças lascadas como pratos e canecas fazem mal para a auto estima de todos os moradores da casa, trate bem sua família e sirva as refeições em louças em boas condições de uso.

10. DVD´s e Cd´s

Em tempo de TV streaming e YouTube, você  provavelmente sabe que nunca mais vai assistir, muito menos desperdiçar seu tempo com antigos DVD´s. Libere espaço em casa e se desfaça dos DVD´s que não têm mais valor. Se você não tem o costume de comprar músicas e filmes digitalmente, comece agora pelo Google Play,  iTunes ou outro serviço como Spotify, a vantagem é que se gosta de apenas uma música de determinada banda, você não precisa comprar um álbum inteiro.