Saiba porque comer pasta de amendoim antes do treino dá mais disposição

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de maio de 2017 às 14:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fonte de gordura boa, alimento proporciona mais energia durante todo o tipo de treino

Apesar de muitas pessoas terem receio de consumir pasta de amendoim – também conhecida como creme de amendoim –, esse alimento é fonte de proteínas, vitamina E e gorduras saudáveis, que são importantes para a boa manutenção do organismo. Se consumida de forma equilibrada, pode proporcionar diversos benefícios, inclusive ajudar a emagrecer.

“A pasta de amendoim é um tipo de fonte de gordura boa, pode ser incluída nas refeições para aumento de saciedade e com os carboidratos para redução de índice glicêmico. Além disso é fonte de magnésio, um nutriente importante para os músculos, que em deficiência pode gerar o aparecimento de câimbras”, explica Livia Hasegawa, nutricionista especializada em fisiologia do exercício e em nutrição clínica funcional.

benefícios da pasta de amendoim no pré-treino

Para praticantes de atividade física, esse alimento também é uma boa fonte nutricional, já que dá mais energia para o treino. Segundo a nutricionista, o consumo de um carboidrato [como pão ou torrada integral] com pasta de amendoim antes do treino diminui o índice glicêmico da refeição, ou seja, não deixa o carboidrato ser absorvido rapidamente e evita hipoglicemia ao longo do exercício.

como consumir pasta de amendoim

A forma mais comum de consumir creme de amendoim é com pães, torradas ou bolachas, mas também é possível acrescentá-lo em bolos, tortas, recheios e até consumir direto na colher. No entanto, prefira as pastas de amendoim sem açúcar e lembre-se que a ingestão deve ser moderada, de 1 a 2 colheres por dia, ou de acordo com as orientações do seu nutricionista. Como o amendoim é um alimento calórico, é importante aliar seu consumo a uma dieta equilibrada e a prática de atividade física.
Livia faz outro alerta importante: “O amendoim é um alimento muito fácil de gerar alergias, portanto, cuidado com o consumo excessivo e também com pessoas alérgicas a oleaginosas”, conta.