Saiba como sua destinação pode beneficiar a APAE Batatais e outras entidades

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de dezembro de 2018 às 19:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao destinar, os contribuintes garantem que os recursos sejam aplicados no próprio município

Seu Imposto de Renda (IR) pode contribuir diretamente com o desenvolvimento social de Batatais. Para isso, é simples, basta destinar a parte devida ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), até o dia 31 de dezembro, data em que termina o ano-calendário de 2018. 

Ao destinar, os contribuintes garantem que os recursos sejam aplicados no próprio município em projetos de apoio à criança e ao adolescente. Podem destinar pessoas jurídicas que apuram o imposto pelo lucro real, com limite de até 1% do imposto devido no momento do pagamento; bem como pessoas físicas que declaram imposto por meio do formulário completo, com percentual máximo de 6% do imposto de renda devido no ano-calendário.

Para contribuir, basta manifestar ao profissional de contabilidade o interesse em fazer a destinação ou depositar o valor no Banco do Brasil, agência 0351-4, conta-corrente número 80.000-7, do FMDCA. Após a efetivação do depósito, o contribuinte deve comunicar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) pelos telefones (16) 99100-9833 ou 99996-0068. Neste momento também é possível indicar o projeto da APAE como beneficiário. 

Análises indicam que cerca de R$ 1 milhão poderia ser destinado aos projetos sociais da cidade, tendo em vista a arrecadação federal em Batatais. De acordo com a presidente do conselho, Aline Grigolato, a destinação prevista para o ano de 2018 é de R$ 275 mil.

Na opinião da coordenadora administrativa da APAE Batatais, Rose Pegorin, existe o desconhecimento por grande parte das pessoas sobre as formas de destinação e os benefícios que a iniciativa pode gerar para a comunidade local. “Quem opta por este tipo de destinação tem a vantagem de acompanhar os resultados de perto, além de contribuir diretamente com o desenvolvimento social do município”, explica Rose.

Segundo ela, o esclarecimento se faz necessário com a finalidade de aumentar a destinação na cidade. “É preciso o envolvimento de todos neste processo que é simples e não acarreta ônus a quem destina. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a APAE, escritórios de contabilidade e o próprio Conselho. Todos estão preparados para orientar os interessados em destinar”, conclui a coordenadora.


+ Cidades